Curso: IPT promove II Curso de Tecnologia da Borracha

a profissionais do setor produtivo e instituições de pesquisa

qui, 15/09/2005 - 15h55 | Do Portal do Governo

Idealizado para oferecer um conteúdo voltado às novas demandas do setor, o curso inclui dois novos módulos com relação ao primeiro. Um relacionado às técnicas de adesão borracha–metal com aulas práticas. O outro voltado ao estudo de casos de chão de fábrica de micro e pequenas empresas (MPEs), com base na experiência obtida com o Projeto de Unidades Móveis do Setor de Transformação de Borrachas (Prumo).

A Pesquisadora Selma Barbosa Jaconis, responsável pelo Laboratório de Plásticos e Borrachas da Divisão de Química do IPT e coordenadora do curso, conta que a partir da experiência com o Prumo foi possível conviver mais de perto com as necessidades das MPEs e, a partir desta oportunidade técnica, ter uma visão mais abrangente sobre as carências e potencialidades do setor de artefatos de borracha. Entre as carências, destaca-se a falta de mão-de-obra especializada. “Ouvimos depoimentos de muitos empresários e profissionais do setor que se referiam ao curso dado pelo IPT com saudosismo e observou-se uma lacuna nestes dez anos em que o IPT não exerceu esta atividade”, comenta Selma.

Este ano será concedido aos participantes do I curso o “bônus atualização” para que possam assistir aos dois novos módulos e para formação de rede entre os participantes dos cursos de tecnologia da borracha oferecidos pelo IPT. Além disso, como forma de apoio para a participação de maior número de micro e pequenos empresários do setor de transformação de borrachas e seus colaboradores será concedido desconto de 33% para MPEs atendidas pelo Prumo do IPT.

O curso está estruturado com aulas teóricas e práticas, incluindo preparação de formulações e ensaios e com recursos visuais. Dividido em 18 módulos temáticos, distribuídos por 96 horas aulas que serão ministradas por profissionais do IPT e da indústria a serem convidados, com objetivo de oferecer uma visão atualizada e prática da tecnologia da borracha. As vagas estarão limitadas no mínimo a 20 e no máximo a 50 participantes. Será sediado no IPT, Av. Prof. Almeida Prado, 532, Butantã, Cidade Universitária – São Paulo – SP, sempre às sextas-feiras de setembro (30) a dezembro (16). Informações e formas de inscrições pelos telefones 55 11 3767-4226 / 3767-4546 ou pelos e-mails cursos@ipt.br e lapb@ipt.br.