Curso: Instituto de Zootecnia realiza curso sobre controle de parasitas em ruminantes

Animais podem morrer se não houver controle adequado

seg, 26/01/2004 - 21h06 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), promove nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), a partir das 8 horas, o curso sobre ‘Controle de parasitos em ruminantes’. Serão dois módulos independentes, um para ovinos e outro para bovinos.

A pesquisadora científica e coordenadora do curso, Cecília José Veríssimo, estará ministrando o evento que tem por objetivo difundir as mais recentes tecnologias de controle de parasitas em pequenos e grandes ruminantes. Diante da necessidade individual dos animais, cada vez mais se comenta sobre a estratégia de dosificação seletiva, buscando principalmente retardar o desenvolvimento da resistência parasitária.

No módulo bovinos serão discutidos os temas: controle de carrapato, tristeza, mosca-do-chifre, berne, bicheira, verminose e a cisticercose.

Já no módulo ovinos e caprinos serão abordados os temas: verminose em Ovinos e Método Famacha de Controle de Endoparasitas em Pequenos Ruminantes

Os participantes irão a campo para demonstração prática de como avaliar um animal resistente ao carrapato, além da prática com método de controle da verminose utilizando o cartão Famacha.

O método Famacha©, desenvolvido na África do Sul, pelo pesquisador científico Van Wyk, identifica o animal que necessita ser vermifugado a partir da coloração da conjuntiva. Com uma cartela de cores da mucosa ocular pode-se definir qual animal necessita ser tratado com vermífugo, isso possibilita diminuir a utilização do medicamento no rebanho e minimizar os resíduos na carne, no leite e no meio ambiente, preservando também a eficácia das bases químicas.

O custo da inscrição em cada módulo será de R$ 25,00, com inscrição gratuita para funcionários públicos. O curso é destinado a produtores rurais e interessados.

Mais informações e inscrições pelo telefone : (19) 3466-9431/ 3466-9400

Instituto de Zootecnia
C.A.