Curso: Instituto Butantan realiza curso de aperfeiçoamento

O curso será realizado no próprio instituto, de 16 de setembro a 15 de outubro

ter, 13/08/2002 - 17h35 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan (IB) publica no Diário Oficial – Executivo I, desta terça-feira, página 16, portaria designando membros para compor a comissão organizadora do III Curso Internacional de Aperfeiçoamento em Animais Peçonhentos, Produção de Anti-soros.

O objetivo é dar continuidade ao curso internacional de aperfeiçoamento em animais peçonhentos. São 12 vagas destinadas a profissionais da área de países da América Latina e África de língua portuguesa. Três vagas estão reservadas a instituições brasileiras que deverão contar com recursos próprios para custear a vinda de seus representantes.

Patrocinado pelo Japan International Cooperation Agency (Jica), o curso está estruturado em três módulos: animais peçonhentos, produção de antivenenos e acidentes com animais peçonhentos. As atividades serão em período integral, com aulas teóricas e práticas, além de seminários para troca de experiências entre os participantes. O acordo básico de cooperação técnica Brasil-Japão existe desde 1970, e é intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Este projeto tem participação fundamental da Jica que, ao longo dos anos, vem propiciando treinamentos no Japão de técnicos de países em desenvolvimento. Levando em consideração características econômicas, sociais e culturais dos países, bem como as distâncias geográficas, a partir de 1975, foram introduzidos novos procedimentos no sentido de aperfeiçoar o programa de cooperação técnica. Assim, foi criado O Third Country Training Program (TCTP) que prevê a escolha de um país como centro de treinamento de técnicos de outros países da mesma região, com características semelhantes, inclusive idiomáticas.

Por sua reconhecida competência técnica, o Instituto Butantan foi escolhido pela Jica como centro de treinamento para técnicos latino-americanos e africanos de língua portuguesa, para a realização deste curso, dando prosseguimento ao programa iniciado em 2000.

Mais informações: www.imesp.com.br ou www.butantan.gov.br