Curso: Instituto Agronômico irá oferecer pós-graduação lato sensu em Campinas

Vagas serão abertas a partir do próximo ano

seg, 02/09/2002 - 12h57 | Do Portal do Governo

Profissionais da área agronômica terão uma nova oportunidade para se especializar e aperfeiçoar os conhecimentos em curso que será oferecido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A partir do próximo ano, o IAC abre vagas para pós-graduação lato sensu. Os cursos destinam-se à especialização e ao aperfeiçoamento de profissionais de nível superior, em aspectos científicos e tecnológicos no campo da agronomia.

Na região de Campinas, a pós-graduação na área agronômica em nível lato sensu é uma novidade. Esse tipo de curso até então era oferecido apenas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), onde há grande demanda. A partir de 2003, os interessados terão a oportunidade também em Campinas.

Com a publicação da Portaria no Diário Oficial do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, dia 2, o IAC está autorizado a oferecer o curso e fornecer diploma de curso lato sensu. Isso só é permitido para instituições que têm cursos de graduação ou pós-graduação acadêmica.

Com esse trabalho, o IAC cumpre mais uma vez sua missão de transferir a tecnologia que gera em suas pesquisas. Essa modalidade de curso é destinado ao profissional que busca uma evolução de conhecimento por interesse próprio ou por necessidade da empresa em que atua, mas que, por trabalhar, não tem como se dedicar ao mestrado (strictu sensu).

Esse novo curso será muito importante para o setor, em que são formados cerca de 2.200 novos profissionais, anualmente, segundo a revista Pesquisa Fapesp. A Região de Campinas tem a grande densidade de engenheiros agrônomos.

De acordo com a Portaria que criou o curso, somente profissionais graduados com diploma registrado e emitido por Instituição reconhecida poderão matricular-se nos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento do Instituto Agronômico.

Segundo o secretário-executivo do Comitê de Pós-Graduação do IAC, Altino Aldo Ortolani, para ingressar no curso não é necessária a formação em agronomia. Graduados em biologia ou engenharia agrícola, por exemplo, também têm condições de participar do curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3231-5422