Curso: Instituto agronômico abre inscrições para 3º curso de pós-graduação

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 20 de setembro

sex, 13/09/2002 - 17h06 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC -APTA), está com inscrições abertas para seu 3º Curso de Pós Graduação, strictu sensu, que compreende formação no nível de mestrado. Realizado em três áreas: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola. O curso, que nestes três setores envolve 15 linhas de pesquisa, já resultou em 28 dissertações com suas contribuições para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Criado em 1999, o strictu sensu do IAC objetiva a formação de profissionais especializados, pesquisadores e docentes e tem atualmente 32 alunos matriculados. Destes, apenas cinco não possuem bolsa de estudo, além de outros nove alunos que não podem dispor do benefício por terem vínculo empregatício com o instituto. O Curso de Pós Graduação do IAC dispõe ainda de 13 bolsas de estudo e outras poderão ser solicitadas por projetos específicos.

As inscrições para o 3º Curso de Pós Graduação do Instituto Agronômico deverão ser realizadas até o dia 20 de setembro, no prédio do IAC que fica na avenida Barão de Itapura, n.º 1481, em Campinas. As provas de seleção serão realizadas de 23 a 27 de setembro.

A partir de 2003, além do strictu sensu, o IAC oferecerá também seus novos cursos de pós-graduação latu sensu na área da agronomia. A modalidade, que destina-se à especialização de profissionais de nível superior, em aspectos científicos e tecnológicos será oferecida pelo IAC que passará a contribuir no aperfeiçoamento destes profissionais com as tecnologias geradas pelas pesquisas do Instituto.

O curso, com o mínimo de 360 horas/aulas visa a preparação de profissionais em setores específicos do agronegócio e irá garantir aos alunos o estudo desde a parte básica de botânica até o mercado internacional dos produtos.

A importância deste novo curso é reforçada pelo número de engenheiros agrônomos que a região de Campinas possui. Segundo a ‘Radiografia da Agricultura Paulista’, matéria da edição de agosto da revista Pesquisa Fapesp, são formados cerca de 2.200 novos profissionais do setor a cada ano.

De acordo com a Portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 2 de agosto de 2002, o IAC está devidamente autorizado a oferecer o curso latu sensu, mas somente à profissionais com diploma registrado e emitido por instituição reconhecida.