Curso: HC de Botucatu dá treinamento a profissionais de saúde da região

nd

sáb, 16/08/2003 - 13h21 | Do Portal do Governo

Profissionais de saúde das unidades básicas que compõem a Diretoria Regional de Saúde de Botucatu (DIR XI) participarão, entre os dias 26 e 28, de treinamento sobre vigilância e notificação de moléstias infecto-contagiosas. O curso será ministrado no câmpus da Unesp, da cidade, por dois médicos e uma enfermeira do Hospital das Clínicas da universidade. São esperadas para o treinamento 35 pessoas provenientes de 31 municípios da área de abrangência da DIR XI, sediado em Botucatu.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HC/Unesp de Botucatu, Maria Rita Donalísio Cordeiro, explica que o objetivo é ampliar a capacidade das unidades básicas de identificar doenças. “Essas moléstias devem ser obrigatoriamente notificadas às autoridades sanitárias, para prevenir surtos e epidemias.”

O treinamento, programado para o final deste mês, é o primeiro de uma série de cursos a serem realizados até setembro. Haverá no mês que vem, para profissionais administrativos das unidades da DIR XI, curso de informática que ensinará o manejo de um software da Secretaria de Estado da Saúde sobre epidemiologia.

Depois, também em setembro, a doutora Maria Rita e equipe darão curso sobre tuberculose e infecção hospitalar. O primeiro para qualquer interessado e o outro para profissionais de saúde de qualquer hospital da região de Botucatu, público ou privado.

Registro de doenças

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HC da Unesp tem em seus registros o panorama regional completo das questões de saúde pública. A seção acompanha diariamente todo o atendimento realizado nos ambulatórios, enfermarias e pronto-socorro do HC. Nesses locais, são atendidos pacientes de várias cidades da região de Botucatu.

A lista oficial de doenças de notificação compulsória, editada pelo Ministério da Saúde, relaciona mais de 40 tipos. Os nomes das moléstias estão disponíveis no site www.funasa.gov.br.

Otávio Nunes – Da Agência Imprensa Oficial