Curso de melhoria de atendimento é aplicado em toda rede do Estado

Objetivo é padronizar o serviço de atendimento junto ao público

qui, 28/04/2005 - 15h08 | Do Portal do Governo


A fim de padronizar o atendimento prestado ao público, tendo como referência o padrão do Poupatempo, a Secretaria Estadual da Casa Civil oferece o Curso de Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão. Ministrado na Capital e em 27 cidades do Interior do Estado, só no ano passado treinou 13 mil servidores paulistas e pretende capacitar outros 37 mil até o fim de 2006.

O curso tem por objetivo conscientizar o aluno sobre as bases da cidadania, mostrando que o cidadão é o foco das ações do Estado e que, por isso, tem direito a dispor de um serviço público ágil, eficiente, seguro e atento às necessidades.

Na Fazenda

Luiz Carlos Ferreira da Silva, diretor do Núcleo de Recursos Técnicos da Escola Fazendária, ligada à Secretaria da Fazenda, inscreveu dezesseis de seus funcionários da linha de frente de atendimento no curso.

“Este curso mexe principalmente com a auto-estima do funcionário que, conseqüentemente, trabalha com mais prazer”, relata Ferreira da Silva. Segundo ele, foi possível notar a melhoria no atendimento logo no dia seguinte ao curso. “Uma colega logo criou uma urna para os usuários depositarem bilhetes com críticas e elogios”, conta o diretor da Escola Fazendária.

Aluna do curso, Nanci Barbosa Barreto, recepcionista da escola da Fazenda, viu seu dia-a-dia ganhar novo ritmo e sua função ser declaradamente reconhecida. “Quando alguém agradece com um sorriso no rosto, pode ter certeza que foi bem atendido”, conta Nanci. Para ela, o maior ganho durante o curso foi aprender a se colocar no lugar daquele que pede informações. “Quando pensei que não gosto de receber respostas pela metade, e quanto isto atrapalha minha vida, percebi que deveria prestar mais atenção em minhas ações”, analisa Nanci.

Na saúde

No Centro de Referência de Tabaco e Outras Drogas ( CRATOD), cinco atendentes da linha de frente também passaram pelos dois dias do curso de Melhoria de Atendimento ao Cidadão. O centro recebe cerca de 1,2 mil pessoas por mês e trata de cidadãos dependentes de drogas, na maior parte das vezes moradores de rua ou abrigados em albergues.

Responsável por esta equipe, ligada à Secretaria da Saúde, Luisemir Volnei Carvalho Lago, diretora do CRATOD, viu no curso não só nova oportunidade de capacitação para o atendimento. “Por tratarmos de casos delicados, precisamos todos estar em plena sintonia e com a auto-estima ‘lá em cima’ para podermos ajudar aqueles que vêm até nós”, explica a diretora. “Se não investirmos no potencial destes funcionários, como eles poderão ajudar aqueles que vêm à procura de ajuda?”

Rogério Fonseca, há um ano na recepção do Centro, desenvolveu outros trabalhos sociais e, pela primeira vez, teve a oportunidade de passar por uma reciclagem. “Além das alterações causadas pelos entorpecentes, estas pessoas têm por natureza certa dificuldade em entender nossas orientações, o que nos exige total atenção e compreensão”, conta Fonseca.

Rogério Fonseca viu seus préstimos reconhecidos e melhorados. “É fundamental trocarmos experiências e aprendermos como reciclar a forma como agimos no dia-a-dia e ter estímulo para acolher o usuário.”

Curso para todo Estado

Para participar das aulas, com duração de 16 horas e realizada em dois dias, o funcionário interessado deve dirigir-se ao seu setor de recursos humanos e pedir para ser inscrito. São 4.200 vagas na Capital e outras 6.500 vagas no Interior no primeiro semestre.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelos telefones (0xx11) 3066-5660, ou no site www.fundap.sp.org.br

Fernanda Canto