Curso: Centro Paula Souza abre inscrições para cursos inéditos na área da construção

cursos são de qualificação profissional básica na área da construção, Controlador de Canteiro de Obras Industrializadas e Instalador Industrial

ter, 26/11/2002 - 17h18 | Do Portal do Governo

As Escolas Técnicas mantidas pelo Centro Paula Souza Aristóteles Ferreira, de Santos e José Rocha Mendes, da Capital, estão com inscrições abertas para os cursos de qualificação profissional básica na área da construção, Controlador de Canteiro de Obras Industrializadas e Instalador Industrial.

A Unidade de Santos está oferecendo o curso de Controlador de Canteiro de Obras Industrializadas e as inscrições estão abertas até 6 de dezembro. A prova vai ser realizada no dia 14 de janeiro, terça-feira, a partir das 19 horas. A taxa de inscrição, que deve ser feita na secretaria da ETE, das 14h às 21 horas, são R$ 10,00.

A ETE da Capital, com o curso de Instalador Industrial, definiu período de inscrições até 13 de dezembro. A prova ficou marcada para 15 de dezembro, domingo, a partir das 9 horas. A taxa de inscrição, que deve ser feita na secretária da ETE, das 14h às 21 horas, são R$ 17,00.

Os candidatos interessados devem ter a 6ª série do Ensino Fundamental concluída. Para efetuar a inscrição é importante apresentar a Cédula de Identidade, comprovante de escolaridade e uma roto 3×4 recente. A prova terá um total de 20 questões em forma de testes das disciplinas Português e Matemática.

Resultado de convênio entre a Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) e o Centro Paula Souza, os cursos, com duração de 300 horas, visam suprir as necessidades de formação de mão-de-obra especializadas para os futuros projetos das indústrias do setor.

Formação dos trabalhadores

O instalador industrial será o Profissional capaz de manusear máquinas, equipamentos e ferramentas destinadas à fabricação e montagem de estruturas, identificando as características e propriedades dos materiais, interpretando esquemas e diagramas aplicados em obras industrializadas. Além disso, o profissional poderá elaborar desenhos básicos (esboços, lay-out e croquis), de forma a auxiliar no processo produtivo de instalações e montagens industriais.

A qualificação em controlador de canteiro de obras industrializadas formará profissionais que organizam e controlam o fluxo de insumos e equipamentos, conforme o cronograma de trabalho, dimensionando e gerenciando equipes responsáveis pela montagem de estruturas metálicas e demais processos do sistema construtivo. Além disso, atuará na implantação de canteiros de obras com base no lay-out estabelecido, buscando minimizar interferências com outras atividades.

escola técnica

curso oferecido

total de vagas/período

aristóteles ferreira (santos)

controlador de canteiro de obras industrializadas

40 – tarde

josé rocha mendes

instalador industrial

40 – noite


Informações:

  • Escola Técnica Estadual Aristóteles Ferreira – Santos
    Tel.: (13) 3236.9998

  • Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes – São Paulo
    Tel.: (11) 6163.4454/6168.1709