Curso: Cati promove capacitação de técnicos para auxiliar na produção de orgânicos

Será em Águas de Lindóia a partir desta segunda-feira, dia 26

seg, 26/08/2002 - 13h15 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), vinculado à Secretaria da Agricultura, e a Fundação Lyndolpho Silva promovem a partir desta segunda-feira, dia 26, até o dia 30 de agosto, em Águas de Lindóia, curso para capacitação de técnicos para auxiliar os produtores na colocação de seus produtos orgânicos, artesanais e medicinais no mercado.

Participam do evento, que conta também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), 50 técnicos de órgãos públicos, privados e ONGs.

Serão abordados os seguintes temas: agricultura familiar e o mercado; mercado para agricultura familiar em São Paulo; oportunidades no mercado externo; mercado para produtos orgânicos; organização de produtores para comercialização. Após debates, será apresentada uma proposta para fortalecimento da agricultura familiar em São Paulo.

Agricultura Familiar

Em São Paulo esse tipo de agricultura representa 70% das propriedades agrícolas e envolve o trabalho de mais de 400 mil pessoas. Levantamentos efetuados pelas instituições envolvidas com a agricultura familiar demonstraram que esses agricultores são responsáveis por 19,5% do valor bruto da produção.

No Brasil, conforme o último Censo Agropecuário, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, cerca de 85% das 4 milhões de propriedades rurais são formadas por mão de obra familiar, representando 38% do valor bruto da produção agropecuária.

Data: De 26 a 29 de agosto de 2002
Horário: abertura 13:30 horas (dia 26) – Demais dias às 8h30.
Local: Hotel Fazenda Saint Nicolas – Rua José Maria de Souza 888 – Jardim Monte Alegre- Águas de Lindóia – São Paulo.