Curso: Abertas inscrições para técnico de transporte sobre trilhos

Interessados poderão se inscrever até a próxima terça-feira, dia 11

qua, 05/05/2004 - 20h45 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica de São Paulo (ETESP) abriu inscrições para o curso técnico em transporte metropolitano sobre trilhos. Quem se formar poderá escolher entre procurar estágio ou emprego na CPTM ou no Metrô.

O curso, gratuito, com duração de três semestres, é destinado a jovens que estejam cursando o segundo ano do segundo grau ou que já tenham se formado. Será aberto à comunidade pela primeira vez. Em funcionamento desde o ano 2000, era destinado a pessoas que já trabalhavam na área de transporte ou nas empresas conveniadas: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô.

Até a próxima terça-feira, dia 11, os interessados poderão procurar a sede da escola, av. Tiradentes, 615 (Campus FATEC – Metrô Tiradentes), entre 14h e 21h. Estão disponíveis 40 vagas, no período noturno.

No módulo básico, os alunos recebem o certificado de agente operacional de transporte e trânsito. Se optarem pela CPTM, estarão aptos a exercer a função de agente de operação I e II.

No operacional, o certificado é de auxiliar técnico de transporte, podendo exercer as funções de maquinista, maquinista especializado, operador de equipamentos e controlador de serviço e tráfego.

O último módulo, de planejamento e gestão, certifica como técnico de transporte para as seguintes funções na CPTM: funcionário do Centro de Controle Operacional (CCO) I e II, supervisor de CCO e supervisor de trem.

A ETESP também promove um curso Técnico de Transporte sobre Pneus e Trânsito Urbano em convênio com SPTRANS, CET Santos, CET São Paulo e ENDEC de Campinas.

Serviço:

O exame será realizado no dia 13 de junho, às 13 horas. Para inscrição são necessários: RG original, ficha de inscrição preenchida e assinada, comprovante de inscrição e cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio, caso o candidato já o tenha concluído. O manual de instruções custa R$5,00 e a taxa de inscrição é de R$15,00. Mais informações: 3326-0993 ou

Da Assessoria de Imprensa da CPTM