Cultura: Yoram David rege a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Apresentações serão nos dias 11, 12 e 13 de agosto

qui, 11/08/2005 - 15h52 | Do Portal do Governo

O maestro israelense Yoram David é o regente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) de quinta a sábado, na Sala São Paulo. As apresentações contam com a presença do solista inglês, Steven Isserlis, considerado um dos maiores violoncelistas do mundo. No repertório, as peças Colas Breugnon, de Dmitri Kabalevsky; Concerto para Violoncelo, de William Walton; e a Sinfonia Nº 5, Op.100, de Sergei Prokofiev.

Colas Breugnon, primeira ópera escrita por Kabalevsky, é baseada em um pequeno romance do escritor francês Romain Rolland. A história descreve um mestre artesão da Borgonha do século XVI, o que levou Kabalevsky a estudar o folclore musical francês. Já o Concerto para Violoncelo, de conterrâneo de Yoram David, foi escrito em 1956 e comissionado pelo violoncelista Gregor Piatigorsky, que realizou a premiére em 25 de janeiro de 1957 na cidade de Boston (EUA), com a sinfônica local, sob regência de Charles Munch. A Sinfonia Nº 5, Op.100, de Prokofiev, foi apresentada pela primeira vez no Grande Saguão do Conservatório de Moscou, em 13 de janeiro de 1945, com o próprio compositor regendo a Orquestra Sinfônica do Estado da União Soviética. Na época, a imprensa russa orgulhosamente passou a classificá-la como sua primeira sinfonia “soviética” e escrita em tempos de guerra (1944), assim como a sua primeira sinfonia, Clássica (1917).

O regente Yoram David começou os estudos de piano, composição e regência na Academia Real de Música de Londres, partindo depois para Viena, para estudar com Hans Swarowsky. Ele já atuou na Ópera Bávara de Munique e foi regente principal da Deutsche Oper am Rhein, em Düsseldorf. Em 1984 foi nomeado diretor musical em Aachen e tem sido presença constante nas últimas temporadas italianas de ópera. Já o solista Steven Isserlis é aclamado tanto pela musicalidade quanto pela técnica. Ele já se apresentou com as orquestras de Boston, Atlanta, Detroit e a London Symphony, as filarmônicas de Nova York, Berlim, Rotterdam, República Checa e de Israel, entre outras.

Concerto para Violoncelo

Dia 11, quinta-feira, às 21h
Dia 12, sexta-feira, às 21h
Dia 13, sábado, às 16h30
Ingressos: de R$ 25 a R$ 79

Sala São Paulo (1.501 lugares)
Praça Júlio Prestes, s/nº. Metrô Luz
Bilheteria: 3337-5414. Ticketmaster (11) 6846-6000
Acesso a portadores de deficiência física
www.osesp.art.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

J.C.