Cultura: Workshop ‘Por Trás da Cena’ termina nesta quinta-feira, dia 17

Ator João Miguel ministra as aulas na Oficina Cultural Oswald de Andrade

qui, 17/07/2003 - 10h15 | Do Portal do Governo

O ator João Miguel ministra até hoje, dia 17, o workshop ‘Por trás da cena’, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A oficina procura desenvolver o treinamento vocal e corporal para o ator, construção de cenas através da metodologia das ações físicas, levantamento de material dramatúrgico, exercícios com textos e improvisações direcionadas.

João Miguel é formado pela Casa de Artes Laranjeiras e integrou a Cia. de Teatro Piolim. O ator também fez estágio no Teatro de Soleil, Lume, e recentemente participou dos espetáculos: ‘A Ver Estrelas’, direção de João Falcão, e ‘Carne Fraca’, dirigido por Fernando Guerreiro (Cia. Elétrica da Bahia). Atualmente, excursiona com o espetáculo ‘Bispo’, monólogo que conta a vida, a obra e o universo místico do sergipano Arthur Bispo do Rosário, um dos ícones da arte popular brasileira.

Escrita e dirigida pelo cineasta Edgard Navarro, a montagem é fruto de quatro anos de pesquisa, iniciada a partir do livro ‘O Senhor do Labirinto’, de Luciana Hidalgo e finalizada durante as constantes visitas do ator João Miguel ao Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador. Trancafiado na unidade carioca deste asilo psiquiátrico, Bispo criou mais de mil obras, entre miniaturas, mantos, bordados, estandartes e outros objetos, sempre a partir da sucata recolhida pelos internos e funcionários. Passou cinqüenta anos num quarto-forte, produzindo de maneira obsessiva, por acreditar que apresentaria suas obras a Deus no Juízo Final.

Workshop ‘Por Trás da Cena’
Aulas de 15 a 17/07, das 19h às 22h

OFicina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Fones: (11) 221-4704 / 5558
Entrada franca

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB