Cultura: Unicamp promove encontro para preservar folclore e cultura popular

Programação gratuita inclui exposição fotográfica, mostra de filmes e apresentações artísticas

qui, 14/08/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

O amplo patrimônio da cultura popular brasileira, acumulado ao longo de cinco séculos de história, será tema do 8º Encontro com o Folclore – Cultura Popular, promovido pela Unicamp. De 18 a 22 deste mês, o Espaço Cultural Casa do Lago terá apresentações artísticas gratuitas do músico Ivan Vilela e Orquestra de Violas e dos grupos Folia de Santos Reis, de Campinas; Fandango de Tamanco, de Ribeirão Grande; Caiapó, de São José do Rio Pardo; mostra de filmes e documentários que revelam a religiosidade, a arte e os costumes do povo brasileiro. O encontro terá ainda exposição fotográfica e curso para educadores.

O evento faz parte do Projeto Folclore, desenvolvido pela Unicamp desde 1992. A iniciativa fundamentou-se na pesquisa, registro e promoção da cultura popular. O trabalho aborda toda extensão e complexidade das crenças, costumes, artes, linguagem, moral e direito do provo brasileiro. O objetivo é colaborar para a preservação do patrimônio folclórico e cultural e na valorização dos grupos sociais que tentam manter vivas as tradições.

Ao longo dos anos, o Projeto Folclore tem feito parcerias com órgãos e instituições ligadas à salvaguarda das tradições, estimulando o diálogo entre universidades e a comunidade, que juntas vivenciam com os grupos populares suas formas de festejar a vida e celebrar o sagrado. Com a promoção de eventos gratuitos, atinge pessoas de todas as idades, graus de escolaridade e religiões dos diversos segmentos sociais.

Mostra de vídeos

Na programação do cinema serão apresentados documentários Na rota dos orixás, Aruanda, Janela para os pireneus, Arturos olhos do Rosário, Boi, do Maranhão, Festa do Divino, de São João Del Rei, Boi bumbá, de Parintins e Festa do Divino, de Alcântara. Os organizadores exibirão ainda os longa-metragens Tristeza do Jeca, Marvada carne, O pagador de promessa, Macunaíma e Central do Brasil.

A resistência das crenças e dos costumes

Apesar da influência dos meios de comunicação de massa, as tradições culturais sobrevivem graças à força e à resistência dos grupos sociais que lutam para preservar sua identidade cultural, por meio da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.
A pluralidade da cultura popular brasileira, resultado da mistura etnográfica, racial, social e religiosa desde sua formação poderá ser conferida nas apresentações dos grupos que participarão do encontro.

Os grupos

O Folia de Reis, de Campinas, se apresenta no ciclo natalino, rememorando a viagem dos três reis do oriente a Belém. Visitam casas de amigos e devotos onde cantam passagens religiosas. Autodenominados foliões, os componentes se organizam numa hierarquia composta pelo mestre, contramestre, bandeireiro, músicos e cantores. Há ainda os palhaços mascarados que representam a parte profana do ritual religioso.

As festas religiosas da região bragantina, contam com o grupo Congada, do município de Atibaia. Seus capitães, marujos, congos e instrumentistas revezam-se com seus bailados pelas ruas da cidade, ora acompanhando penitentes, ora as procissões, principalmente as que se realizam nas festas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Os congos são importante legado das tradições afro-brasileiras, presentes em praticamente todo o Brasil, com variações locais.

Os Caiapós, de São José do Rio Pardo, trazem a dança da qual só participam homens e que tem dois personagens principais: o cacique (ou pajé) e o curumim. O grupo dramatiza a pajelança pela qual o menino índio é perseguido e morto pelos brancos, ressuscitado pelas danças e defumação realizadas por seu grupo. Essa dança é executada em várias localidades do Estado.

Os palmeados e sapateados do grupo Fandango de Tamanco, de Ribeirão Grande, reafirmam a origem espanhola. Essa modalidade de fandango é dançada só por homens, que utilizam tamancos de madeira. O termo fandango designa uma série de danças populares que são realizadas no encerramento de mutirões, em festas e outras ocasiões em todo o Brasil.

Programação

Curso Introdução ao Folclore – Cultura Popular
Com apresentações de grupos folclóricos e aulas
Data: de 18 a 22
Horário: das 18 às 21 horas

Exposição

Data: de 18 a 22
Horário: das 12 às 21 horas

Mostra de vídeos

Data: de 18 a 22
Horário: 12h30, 16h00 e 18h30

SERVIÇO
Evento: 8o Encontro com o Folclore – Cultura Popular
Data: de 18 a 22
Local: Espaço Cultural Casa do Lago/Unicamp
Endereço: Rua Érico Veríssimo, s/no – Câmpus da Unicamp
Realização: Pró-Reitoria de Extensão e Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp
Outras informações: (19) 3788-7017

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)