Cultura: Um Olhar sobre o século XIX, na Pinacoteca do Estado

Palestra será neste sábado, às 16 horas, com entrada franca

sáb, 12/04/2003 - 11h30 | Do Portal do Governo

Fonte: www.cultura.sp.gov.br


Para quem deseja conhecer o desenvolvimento da arte brasileira no Século XIX, vale participar dos ciclos de palestras que a Pinacoteca do Estado vem promovendo gratuitamente desde março a partir das obras de seu acervo, dentro do projeto História da Arte Brasileira no Acervo da Pinacoteca do Estado. A Pinacoteca possui cerca de 6 mil obras que representam um significativo panorama da arte e dos movimentos artísticos ocorridos no Brasil desde o século XIX até os dias atuais.

As palestras acontecem aos sábados, duas vezes ao mês, sempre às 16 horas e privilegiam um contato direto do público com a obra: a pintura em discussão é deslocada da sala de exposição para o Auditório da Pinacoteca, onde ocorre a palestra. Neste sábado, dia 12, Cláudia Valladão de Mattos, profª. de História da Arte no Instituto de Artes da Unicamp, centra sua palestra na obra Visão de Hamlet (1893) de Pedro Américo e seu contexto histórico. Vale destacar que é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre essa importante obra, adquirida pela Pinacoteca em 2000.

Mas atenção, é necessário retirar senha meia hora antes do início da palestra devido à lotação do auditório (140 lugares). As palestras serão publicadas no final do ano, constituindo um valioso material de pesquisa sobre a arte brasileira dos Séculos XIX e XX (tema do segundo módulo). No final de cada módulo, os participantes que tiverem freqüência mínima de 75% receberão certificados.

Projeto História da Arte Brasileira no Acervo da Pinacoteca
Palestra: Visão de Hamlet, de Pedro Américo, com Claudia Valladão de Mattos
Data: Sábado, 12 de abril de 2003
Horário: 16 horas
Local: Auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, nº 2 – Luz – São Paulo/SP

Grátis (retirar senha com 30 minutos de antecedência)