Cultura: Últimos dias do Revelando São Paulo no Parque da Água Branca

Noite de São João é o destaque de hoje

sex, 16/09/2005 - 10h04 | Do Portal do Governo

Últimos dias para aproveitar a maior festa de cultura popular do Estado de São Paulo, no Parque da Água Branca. O IX Festival da Cultura Paulista Tradicional – mais conhecido por Revelando São Paulo se despede neste domingo. Animadas apresentações prometem deixar os apreciadores de cultura popular com desejo de quero mais.

As atrações de hoje são os tradicionais desfiles de tropas de mulas e tropeiros e carros de bois e carreiros de vários municípios e também a continuação do VII Encontro de Catira, o VIII Encontro de São Gonçalo e o VI Encontro de Adoradores da Santa Cruz. A partir das 19 horas tem a V Noite de São João. Na programação de amanhã, há a concentração do XIII Festival de Bonecos de Rua e Cabeções, VII Reiada – Encontro de Folias de Reis; VII Festa de Cosme e Damião; Bom Jesus de Pirapora; Corrida de Cavalhadas; Cortejo de Traslados; Início das Vigílias, em três igrejas. O encerramento do sábado se dá com a V Noite dos Tambores.

No domingo, a Corrida de Cavalhadas, o VI Encontro de caminheiros (Concentração – Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos – Largo Paissandu); e o VIII Congado Paulista e IX Encontro Romeiros encerram a festa. Até lá, o Revelando São Paulo 2005 deve reunir mais de 600 mil pessoas, no Parque da Água Branca, sendo representantes de 180 municípios. No Revelando 2005, o público tem a oportunidade de conhecer os aspectos culturais desconhecidos ou pouco divulgados da vida paulista e também refletir toda a diversidade cultural de nosso Estado.

Um pouco da história

O Revelando São Paulo foi criado em 1997 e tem por objetivo mostrar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano. Danças e músicas regionais, culinária, artesanato, religiosidade e muitas outras coisas que caracterizam a cultura paulista são apresentadas durante a festa, realizada anualmente no Parque da Água Branca, na Capital.

IX Festival da Cultura Paulista Tradicional
Até 18/09, das 9h às 21h
Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455
www.darc.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura