Cultura: Tudo pronto para o 36º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Com o tema Música das Américas, evento vai reunir destaques da música erudita do País e do exterior

ter, 31/05/2005 - 9h38 | Do Portal do Governo

O maior festival de música clássica da América Latina acontece de 9 a 31 de julho, em Campos do Jordão, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Em sua 36ª edição, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão ‘Dr. Luís Arrobas Martins’ terá como tema a Música das Américas. ‘O objetivo é prestigiar a música dos grandes compositores do continente americano como Aaron Copland, George Gershwin, Leonard Bernstein, Heitor Villa-Lobos, Carlos Gomes, Cláudio Santoro, Francisco Mignone, Alberto Ginastera e Astor Piazzolla, entre muitos outros’, destacou Roberto Minczuk, diretor artístico do evento, durante a coletiva de imprensa realizada ontem (30/5).

O secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, ressaltou o imenso prestígio do festival, que é uma referência da música não só para São Paulo, mas para o Brasil. ‘Um exemplo é a qualidade das atrações nacionais e internacionais como Kurt Masur, Beaux Arts Trio, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Camerata Bariloche, Manuel Barrueco, Jean-Louis Steuerman, Rosana Lamosa e Fernando Portari, além da Orquestra Jovem de Long Island e de Almeida Prado, compositor residente deste ano, entre dezenas de grandes músicos’, completou.

Neste ano, as apresentações ocorrerão em seis espaços: Auditório Cláudio Santoro, Praça Capivari, Palácio Boa Vista, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Benedito e Espaço Cultural Cinema Dr. Além. Ao todo, serão 44 concertos e espetáculos ao longo de 23 dias.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2005 tem o patrocínio de Bradesco Prime, Sabesp e TIM. Co-patrocínio: Nestlé. Apoio Cultural: Grande Hotel-Hotel Escola Senac, Suzano Papel e Celulose, Walter Mancini, La Casserole, Ristorante Gigetto, Petrobras Argentina. Apoio Institucional: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Imprensa Oficial, Consulado Geral dos Estados Unidos da América, FUNAM, UFRJ, Fundación Orquestras Juveniles e Infantiles de Chile, Teatro Colón, FUNESC, Fabraquinteiro, Prefeitura de Campos do Jordão.

A programação completa está disponível nos sites www.cultura.sp.gov.br e www.festivaldeinverno.sp.gov.br.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)