Cultura: Trio Beaux Arts se apresenta no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

No Festival de Teatro de S. J. do Rio Preto, destaque é uma das peças do Projeto Ademar Guerra

qui, 21/07/2005 - 12h09 | Do Portal do Governo

Um belo espetáculo do cinqüentenário Trio Beaux Arts marca a noite de hoje do 36º Festival de Inverno Dr. Luís Arrobas Martins de Campos do Jordão, na Serra da Mantigueira. No programa, Variações Kakadu, uma ousadia de Beethoven para o gênero, peça em movimento único que reúne variações de piano e solo a um duo de cordas. Também Trio Nº 2, Op. 67, obra composta entre 1943 e 1944 por Shostakovich dedicada a um grande amigo morto pouco antes e Vitebsk, Estudo sobre um Tema Judeu, que traz ecos da infância russo-judaica do compositor Aaron Copland. A peça Trio Nº 1 em ré menor, Op. 49, de Mendelssohn, fecha o concerto com um relevo especial ao violoncelo, pleno de calmo romantismo, quebrado apenas no Scherzo, com ecos de Sonhos de uma noite de verão. O grande destaque fica por conta do pianista Menahem Pressler, de 81 anos, que está no Trio desde sua formação original, em 13 de julho de 1955. Imperdível!

Em São José do Rio Preto, o 5º Festival Internacional de Teatro (FIT 2005) traz como destaque uma das peças levadas ao festival pelo projeto Ademar Guerra. A Morte do Imortal, de Lauro César Muniz, com direção de Gustavo Gonçalves e orientação de Milene Peres e Antônio Ginco, da Cia. de Teatro Art’manha, de Cubatão.

Já em Bragança Paulista , o Festival de Arte Serrinha agita o interior nesta quinta-feira com oficinas de Danças de Salão e Fotografia, a serem realizadas no Museu do Telefone. No sábado, dia 23, é a vez do grande show com Jumbo Elektro.

Excelentes espetáculos podem ser apreciados também no XII Festival de Artes de Itu. Hoje é a vez das peças Ifigênia em Aulis, da Companhia Teatral de Itu e da apresentação do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho. Criado em 1993 pelo maestro Eleazar de Carvalho nos moldes do Festival de Tanglewood, dos Estados Unidos, o XII Festival de Artes de Itu segue até o fim do mês.

36º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Até 30/7
Internet: www.festivaldeinverno.sp.gov.br

XII Festival de Artes de Itu
Até 31/7
Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária – Praça Padre Miguel s/n
Internet: www.festivaldeartesdeitu.com

5º Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto
Até 24/7
Anfiteatro da Represa Municipal – Av. Duque de Caxias, s/n – Centro
Acesso a portadores de deficiência física
Internet: www.festivalriopreto.com.br

4º Festival de Arte de Serrinha
Até 24/7
Fazenda Serrinha – Bragança Paulista
Tel. : (11) 3063-5432
Internet: www.festivaldearteserrinha.com.br