Cultura: Trajetória da Companhia Cinematográfica Vera Cruz em cartaz na Casa das Rosas

Filmes, fotos e cartazes poderão ser conferidos de 5 a 23 de junho

qua, 29/05/2002 - 10h05 | Do Portal do Governo

Fundada em 1949, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi a principal tentativa de implantar uma indústria cinematográfica no país

Fotografias e cartazes, além da exibição de making-off e filmes, estão reunidos na exposição ‘Vera Cruz – Imagens e História do Cinema Brasileiro’, um resgate do período em que o cinema nacional mais esteve próximo a um ritmo industrial de produção. O evento fica em cartaz de 5 a 23 de junho na Casa das Rosas (Av Paulista 37, Cerqueira Cesar), com entrada franca.

Todos os longas-metragens produzidos pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz – de ‘Caiçara’ (dirigido por Adolfo Celi, em 1950) a ‘Floradas na Serra’ (de Luciano Salce, 1954) – estarão representados por seus cartazes, alguns deles originais. O primeiro merece ainda uma exposição de fotografias que registram suas filmagens, no litoral norte de São Paulo. Aspectos da construção dos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), poderão ser apreciadas no documentário ‘Obras Novas’, que ganha projeção durante o evento.

Fundada em 1949 pelos industriais Francisco Matarazzo Sobrinho e Franco Zampari (também responsáveis no mesmo período pela criação do Museu de Arte Moderna e do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia), a Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi a principal tentativa de implantar uma indústria cinematográfica no país. Até 1954, a empresa produziria 18 longas, dos mais variados gêneros – melodrama, comédia, filme histórico, filme de aventuras e policial, todos dotados de grande preocupação com a qualidade técnica e com a interpretação. Participaram das produções intérpretes como Paulo Autran, Ziembinski, Cleyde Yáconis, Jardel Filho e Sérgio Cardoso.

Recuperação do Acervo

A exposição ‘Vera Cruz – Imagens e História do Cinema Brasileiro’ dá continuidade ao projeto de recuperação do acervo daquela companhia, iniciado em janeiro último com o lançamento do CD-ROM ‘Vera Cruz e seus Filmes’, editado pela Abooks e pela Dfilms. Um livro sobre a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, a ser lançado ainda em 2002, o CD-ROM e a exposição são parte da campanha de recuperação de todo o acervo da empresa, que deverá ter os negativos dos filmes restaurados, novos internegativos e cópias confeccionados e telecinados, e, em seguida, tudo (filmes, fotos, documentos) será digitalizado (e preservado definitivamente em formatos digitais). O produtor Sérgio Martinelli é o coordenador de todo o projeto.

‘Vera Cruz – Imagens e História do Cinema Brasileiro’ é projeto desenvolvido pela Anima Cultural, com patrocínio da Qualix Serviços Ambientais e apoio institucional da Prefeitura do Município de São Paulo.

Abertura: 4 de junho de 2002 (terça-feira), às 20h00
De 5 a 23 de junho de 2002, de terça-feira a domingo, das 13h00 às 20h00.
Local: Casa das Rosas, Av. Paulista 37, Cerqueira Cesar – tel (0xx11) 251.5271 e 288.9447; solicitação de entrevistas, tel (0xx11) 3746.5966 ou pepeloco@uol.com.br

casadasrosas@sp.gov.br
www.casadasrosas.sp.gov.br
Entrada franca