Cultura: Tradições paulistas e mexicanas se encontram em São Paulo

Objetivo é promover a interação das culturas urbana e regional

sex, 11/04/2003 - 20h02 | Do Portal do Governo

Neste final de semana, o Parque da Água Branca será palco para o encontro musical dos grupos Juruá e Abaçaí Balé Folclórico, de São Paulo, e Cuicacalli, do México. É o ‘AIUÊ’, projeto cultural realizado mensalmente pela ONG Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

AIUÊ é um termo originário do quimbundo ‘Ai! Au! Ai de mim!’, interjeição que significa admiração, surpresa com sentido difuso exprimindo alegria, gracejo e mofa. Designa o encontro festivo que a Abaçaí e a Secretaria de Estado da Cultura desenvolve há um ano, tendo como eixo a cultura tradicional. O objetivo é promover a interação das culturas urbana e regional.

A programação deste ‘AIUÊ’ de abril terá apresentações musicais de maculelê e samba de caboclo, contemplando as tradições paulistas e de dança folclórica mexicana, que recupera o folclore e a cultura de raiz do México. Também serão executados rituais artísticos, como o Xirê dos Orixás, representação cênica e musical de louvação dos terreiros de Candomblé, além de outros rituais em que os artistas brasileiros e mexicanos se misturam.


AIUÊ
Parque da Água Branca – bambual

Rua Ministro Godói, 310 e Av. Francisco Matarazzo, 455 – (acesso pelo Terminal Barra Funda metrô/ônibus)

Sábado, dia 12 – 15 horas – Maculelê e samba de caboclo – Juruá e Balé Folclórico Abaçaí e Grupo Cuicacalli, do México

, dia 13 – 11 horas – Banda Musical de Itapevi / 15 horas – Apresentações musicais Abaçaí – Xirê dos Orixás e Grupo Cuicacalli – dança folclórica


Ficha Técnica

Abaçaí Balé Folclórico de São Paulo – É um grupo que filtra pela linguagem cênica as manifestações rituais e cerimoniais de nosso povo, que conquistou a credibilidade e respeito da comunidade artística e do público. É o que se convencionou chamar de projeção estética ou aproveitamento de folclore. Seu repertório é vasto, com um grande acervo de figurinos característicos, de rica composição.

O elenco básico é constituído por 40 artistas polivalentes (dançarinos-cantores-músicos-acrobatas) como as companhias similares de outros países. Com preocupações pan-regionalistas e não-xenófobas, seu repertório busca incluir números musicais e coreográficos de todo o Brasil. Evidentemente procura dar destaque para o rico folclore paulista, nunca mostrado por grupos de outras regiões.

Juruá – é o programa de ação cultural que há cinco anos vem sendo desenvolvido no Parque da Água Branca, através do qual a Abaçaí Cultura e Arte busca dar sua contribuição à reconstrução do mundo através do difícil exercício do compartilhamento e da coexistência respeitosa com as diferenças. Congrega hoje perto de 40 crianças, com as quais vem sendo estruturado o Balé Folclórico Juvenil de São Paulo.

Cuicacalli – Grupo de dança folclórica que começou suas atividades em 1990, com o propósito de manter e difundir a tradição musical mexicana entre os jovens estudantes. Se expandiu para fora das unidades de ensino, onde teve sua origem, se apresentando em diversos estados, como Vera Cruz, Guerrero, Jalisco, Durango, Morelos, Guanajuato, Zacateas y Colima, entre outros. Representou a cultura mexicana na República da Bulgária, em 2000 e estará entre as atrações do 6º Festival Internacional do Folclore de Olímpia/SP-Brasil.