Cultura: Tom Zé apresenta obra de João Gilberto no MIS

Evento será na próxima terça-feira, dia 29

qua, 23/06/2004 - 19h09 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, dia 29, às 21 horas, o Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta a terceira edição de Estudos, a programação musical do MIS, criada e coordenada pelo compositor e jornalista Carlos Rennó. Na ocasião, João Gilberto tem sua obra revisitada por Tom Zé.

João Gilberto é o responsável maior (ao lado de Tom Jobim), pelo aparecimento da Bossa Nova, movimento que revolucionou a música popular do Brasil e autor de ‘Undiú’, ‘Valsa’, ‘Acapulco’, ‘Bim-Bom’ e ‘Hô-bá-lá-lá’, além de intérprete de músicas de renomados compositores como Dorival Caymi, Tom Jobim, Ary Barroso, entre outros

Para Rennó, ‘a inquietação criativa, humor crítico e sentido ético são alguns dos elementos presentes na obra do baiano Tom Zé, uma das personalidades artísticas mais fascinantes de nossa música popular’.

Estudos consiste numa série de ‘aulas’, um misto de palestras e workshops, apresentadas por artistas da MPB da atualidade, com o objetivo de promover a difusão do acervo de discos do museu, sobretudo a coleção Miécio Caffé, rica em música brasileira das décadas de 1930 a 1950, ‘a chamada época de ouro da história de nossa música, período fundante e de fundamental importância para a formação da base do que viria a se chamar mais tarde de MPB’, afirma Carlos Rennó

Cada edição da série focalizará um cantor, compositor ou maestro daquele período. Nela o artista convidado demonstrará por que a obra do focalizado permanece viva ou atual nos dias de hoje.

Cada ‘estudo’ resulta de uma pesquisa que o MIS faz em seu próprio acervo, levantando uma série de gravações do repertório do focalizado que são então enviadas ao ‘palestrante’. Este, durante seu ‘estudo’, mostra trechos das gravações e pode cantar e tocar passagens de músicas que ele queira destacar. Após sua ‘apresentação’, o público participa com perguntas que são selecionadas na hora.

Segundo Carlos Rennó, ‘a visão de um músico sobre a obra de outros criadores tende sempre a revelar aspectos particularmente interessantes e significativos dela. No caso dos participantes dos Estudos, eles certamente chamarão a atenção para o que, nos trabalhos em questão, existe que possa servir de referência para as gerações de hoje’.

Alguns dos nomes previstos para serem ‘estudados’ pela série neste ano foram escolhidos porque 2004 prevê efemérides ligadas às suas histórias.

É o caso de Dorival Caymmi, que foi homenageado na primeira edição de ‘Estudos’, tendo sua obra ‘estudada’ por Luiz Tatit, três dias antes do seu nonagésimo aniversário, e de Aracy de Almeida e Lupicínio Rodrigues, que também completariam 90 anos neste ano.

Serviço

Museu da Imagem e do Som

  • Estudos
    – Dia 29 de junho, terça-feira, às 21 horas
    – Auditório (173 lugares)
    – Av. Europa 158 – São Paulo – tel (11) 3062.9197
    – Entrada franca, com retirada de senhas com uma hora de antecedência.

  • Horário de Funcionamento do Museu:
    – De Terça a Sexta – das 14h às 22 horas
    – Sábados e domingos – das 11h às 20 horas