Cultura: Theatro São Pedro apresenta nova versão do espetáculo Forrobodó

Duas únicas apresentações serão nesta sexta-feira (18) e sábado (19)

sex, 18/03/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo

A adaptação do maestro Paulo Maron para “Forrobodó” é o destaque desta sexta-feira (18) e sábado (19) no São Pedro. Serão exibidas duas récitas com a orquestra Filarmonia e o Núcleo de Ópera. A atual montagem foi adaptada do libreto de Luís Peixoto e Carlos Bittencourt, musicado em 1911 por Chiquinha Gonzaga.

A burleta, formato original do espetáculo, era uma espécie de farsa teatral com música comum no início do século passado. Na versão de Maron, “Forrobodó” ficou maior, com proporções de opereta, recebeu mais músicas de Chiquinha Gonzaga e ganhou tratamento orquestral, além de atualização da linguagem do libreto que continha muitas gírias do período, incompreensíveis para os dias de hoje.

No mais, a equipe procurou reconstituir da melhor maneira possível o período, os costumes e o meio em que se passa o enredo – subúrbio carioca, de 1910 a 1915. A pronúncia da língua portuguesa, então muito mais parecida com a lusitana, também foi reconstituída. A trilha de Forrobodó é um espetáculo à parte: apresenta os maiores sucessos da compositora que, aliás, ganharam fama durante a temporada original de burleta, no início do século XX. Exibido, à época, mais de 1.500 vezes.

Forrobodó – burleta, de Luís Peixoto e Carlos Bittencourt, musicada por Chiquinha Gonzaga
Adaptação e direção musical: maestro Paulo Maron
Dias 18/03, às 21h, e, 19/03, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 e (½ entrada)

Theatro São Pedro (636 lugares)
R. Barra Funda, 171, Metrô Marechal Deodoro. Tel.: (11) 3667-0499
Acesso a portadores de deficiência física.
Site: www.theatrosaopedro.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

F.C.