Cultura: Theatro São Pedro apresenta a ópera ‘O Barbeiro de Sevilha’

Espetáculo será encenado neste sábado e domingo, às 18h

sáb, 14/05/2005 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Theatro São Pedro apresenta, neste fim de semana, a famosa ópera ‘O Barbeiro de Sevilha’, de Rossini. O espetáculo tem direção cênica de Valério Lopane e regência de Fábio Gomes de Oliveira, da Orquestra Sinfônica de Americana.

Das três sátiras do autor francês Beaumarchais (1732-1799) em torno da figura do barbeiro Figaro duas foram imortalizadas por dois gênios da música. Mozart escolheu as Bodas de Figaro para compor a sua ópera, em 1786, e Rossini, trinta anos depois, ficou com a primeira parte da história do personagem. Em ambos os casos, Figaro é o destaque e a música ostenta o mesmo esplendor, a par das diferenças existentes entre os dois compositores. A de Rossini foi composta em 15 dias e estreou em dezembro de 1815. A sua primeira apresentação foi um fracasso, mas entrou para a história com o maior sucesso de carreira de Rossini como autor lírico.

A ação decorre em Sevilha, no século XVIII, e conta a história do velho Doutor Bartolo, empenhado em casar a sua pupila Rosina. No entanto, Rosina está apaixonada pelo Conde Almaviva que, com a cumplicidade do barbeiro Figaro, surge disfarçado de soldado bêbado, pedindo guarida em casa de Bartolo.

Fazem parte do elenco David Marcondes, Eduardo Itaborahy, Ariadne Oliveira, Daniel Lee, Carlos Eduardo Marcos, Yuri Jaruskevicius. Os cenários e figurinos são do Palácio das Artes de Belo Horizonte.

Theatro São Pedro apresenta ‘O Barbeiro de Sevilha’
Data: 14 e 15 de maio de 2005
Horário: 18 horas
Endereço: Rua Barra Funda, 171 (próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3667-0499
Ingressos: R$ 60

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa