Cultura: Terminal Jabaquara recebe o Jazz Band

Evento faz parte do Programa Arte nos Terminais

seg, 13/10/2003 - 19h17 | Do Portal do Governo

O Jazz Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo se apresenta nesta quarta-feira, dia 15, às 17 horas, no Terminal Jabaquara. O evento faz parte do Programa Arte nos Terminais, organizado pela EMTU e pela empresa Metra, que opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, e tem o objetivo de mudar o cotidiano dos clientes que acessam os terminais metropolitanos com música e arte.

Fundado em 1914, o Jazz Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve sua origem quando músicos da Banda Sinfônica lançou a proposta de formação de um grupo que trabalhasse com um repertório específico de Jazz. O grupo toca com a atual formação desde 1991. A Banda Sinfônica é mantida pelo Corpo Musical, formado em 1857, e é composta pelo Jazz Band, Quinteto de Metais, Quinteto de Sopros, Camerata, Coral Masculino e Seções de Bandas.

Os integrantes do Jazz Band da Polícia Militar tocam uniformizados, o que não compromete a desenvoltura nas apresentações. A sensibilidade musical e a intimidade com os instrumentos contagiam os usuários que chegam a dançar e até pedir algumas músicas.

O repertório do Jazz Band se diferencia das bandas clássicas militares por apresentar variados gêneros de música. Além do Jazz, apresenta arranjos da Bossa Nova e MPB. Saiba onde serão as próximas apresentações:

Dia 15/10 – 17 horas – Terminal Jabaquara
Dia 17/10 – 12 horas – Terminal Diadema
Dia 22/10 – 12 horas – Terminal São Mateus
Dia 24/10 – 17 horas – Terminal Cotia

O programa Arte nos Terminais lançado em agosto de 1997 tem a finalidade de levar manifestações artísticas aos usuários do Corredor Metropolitano, que transporta 200 mil passageiros/dia e atende aos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá. A periodicidade dos eventos é mensal e ocorrem nos Terminais Metropolitanos e no interior dos ônibus intermunicipais.

Da Secretaria da Cultura

M.J.