Cultura: Teatro Sérgio Cardoso vai sediar museu de Adoniran Barbosa

Acordo de doação do acervo será assinado nesta terça-feira, dia 19

seg, 18/04/2005 - 11h51 | Do Portal do Governo

O Teatro Sérgio Cardoso, da Secretaria de Estado da Cultura, abrigará em seu mezanino, a partir do segundo semestre, o acervo do sambista paulista Adoniran Barbosa. O acordo de doação do patrimônio será assinado, na terça-feira, dia 19, às 19h30, entre Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa, filha do compositor e a secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin.

Para comemorar a iniciativa, bem ao gosto do compositor, haverá um espetáculo inédito, reunindo o grupo Demônios da Garoa, que consagrou alguns dos sucessos de Adoniran, com a Orquestra Jazz Sinfônica, um dos principais corpos estáveis da Secretaria. Será montada no lugar uma réplica dos populares bares da região do Bixiga, um dos bairros favoritos de Adoniran. O evento contará ainda com o ator Francarlos Reis, no papel de mestre de cerimônia, representando o sambista.

O cenário do bar foi oferecido pela cervejaria AmBev e se inspirou na célebre frase criada pelo compositor “Vocês vieram aqui pra beber ou pra conversar?”, também utilizada em campanhas publicitárias da companhia.

Entre os objetos do acervo estão documentos, fotos, discos, roupas e até mesmo brinquedos confeccionados pelo próprio Adoniran. As peças passarão por catalogação antes de serem expostas ao público.

Data: Terça-feira, 19 de abril de 2005
Horário: 19h30
Local: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)