Cultura: Taperoá é o destaque da Praça do Choro no domingo

nd

qui, 04/07/2002 - 16h03 | Do Portal do Governo

O projeto Praça do Choro traz neste domingo,dia 7, a partir das 14 horas, shows dos grupos Cochichando, Seresta Tropical e da banda forrozeira Fúba de Taperoá. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o evento acontece todos os domingos na Praça Júlio Prestes das 14h às 17 horas, com entrada franca.

Juberlino Martins Levino, o Fúba de Taperoá, é da cidade de Taperoá, berço de gente consagrada como o famoso escritor Ariano Suassuna que passou boa parte da sua infância e adolescência naquela região. No final da década de 60, início dos anos 70, Fúba já era mais um nordestino dos milhares dos nossos integrados à vida paulistana. Na época, ele freqüentava o forró do baiano Pedro Sertanejo, (pai do sanfoneiro Oswaldinho) e a pensão da alagoana Dona Biu, reduto de artistas nordestinos em São Paulo. Lá aparecia o Rei do Baião, o Rei do Rítmo, Jackson do Pandeiro, e mais uma leva de artistas cobras crias da música regional. Outros surgiram no forró do Pedro Sertanejo, mas ainda não eram tão conhecidos assim, como o próprio Dominguinhos e Genival Lacerda.

Na gravadora do mesmo Pedro Sertanejo, Fúba gravou suas primeiras músicas em disco pau-de-sebo (vários cantores). Seguiram-se outras participações em outros discos gravados coletivamente, até chegar a oportunidade de gravar o primeiro LP ‘Lembrança de Taperoá’ (1981), depois o ‘Cantando e Sorrindo’ (1985) e o seu penúltimo disco ‘Na pisada do Forró’de 1988. Todos vindos à lume sob a mão protetora do querido amigo Dominguinhos, com quem toca até hoje.

Inaugurado em dezembro de 2000, o projeto é mais uma ação importante para a recuperação do centro da capital. ‘Dentro da política cultural de revitalização do centro, uma de nossas preocupações tem sido resgatar a cultura da região, por meio de ações que dêem continuidade às manifestações culturais da população local, como é o caso das rodas de choro, que vem atraindo adeptos há anos’, explica o Secretário de Cultura e deputado estadual Marcos Mendonça.

PRAÇA DO CHORO – Domingo, dia 7.

14 horas, Grupo Cochichando
15 horas, Grupo Seresta Tropical
16 horas, Fúba de Taperoá
Entrada franca