Cultura: Somos Todos Sacys estréia nesta quarta-feira no MIS

Documentário será apresentado às 20h30, com entrada grátis

qua, 27/04/2005 - 8h14 | Do Portal do Governo

O documentário Somos Todos Sacys tem pré-estréia, nesta quarta-feira, dia 27, às 20h30, na sala multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS). Feito em co-produção entre a Rede SescSenac de Televisão e a Confraria Produções, o filme será exibido dois dias depois na TV, horário nobre da STV. O documentário mostra a figura mitológica do saci-perêrê em suas múltiplas manifestações.

Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha, responsáveis pela direção e roteiro do filme, mostram vida, paixão e morte deste mito na tradição oral e as significações que este assumiu nos dias atuais. A figura folclórica do perêrê ultrapassa seu caráter regional – a começar pelo título do filme em que o nome do personagem é escrito com “Y” – e ganha uma séria de novas interpretações. Em uma metáfora à força da indústria cultural, aqui, um dos principais representantes da cultura regional brasileira, saci, perde espaço, ao mesmo tempo que, corre o risco de incorporar costumes estrangeiros, Sacy, apontando uma globalização burra e devastadora.

A partir da figura folclórica de saci-perêrê, o documentário aborda também a força e importância da transmissão oral da cultura, fora de moda em nossos dias, mas, há séculos, garantindo a sobrevivência de personagens como boitatá, curupira, Yara, Pedro Malasarte etc.

Somos Todos Sacys
Qiarta-feira, dia 27/04, às 20h30. Grátis
Sala Multimídia – 70 lugares

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158. Jd. Paulistano. Tel.: (11) 3062.9197
De terça a sexta-feira, das 12h30 às 20h30
Sábados e domingos, das 11h00 às 20h00

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Cultura

C.C.