Cultura: Site Leia Livro bate recorde de navegação em março

Site faz parte do programa São Paulo: Um estado de Leitores da Secretaria de Estado da Cultura

qua, 13/04/2005 - 15h56 | Do Portal do Governo

A visitação aumentou 55%, se comparado a fevereiro e 29% sobre outubro de 2004, mês que marcava o recorde anterior do site . A duração média das visitas é de oito minutos, mostrando que as pessoas, além de acessar mais, estão navegando por mais tempo.
‘Atribuo o crescimento a volta às aulas; à oportunidade de ganhar livros e ao ganho de popularidade do projeto’, afirma o coordenador do site, Juliano Speer. A expectativa do coordenador é que esse número aumente ainda mais no segundo semestre, quando entra no ar a nova versão do site.

O objetivo do Leia Livro, no ar desde fevereiro de 2004, é aproximar leitores e escritores. O diferencial fica por conta de o Leia Livro abrir espaço para o público dar suas dicas de leitura, publicar seus textos, interagir com os escritores tudo de forma gratuita. Os melhores textos viram boletins informativos divulgados pela Rádio Cultura AM e FM. Seus autores são premiados com a doação de um livro feita por editoras parceiras.

Histórico

O site, para incentivo e divulgação da leitura, é parte do São Paulo: Um Estado de Leitores, projeto da Secretaria de Estado da Cultura criado, em 2003, para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço.

Com as recentes inaugurações, faltam apenas oito para cumprir a meta. O programa também abriu 50 salas de leitura pela periferia da Capital e Grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione e agora a da comunidade de Heliópolis.