Cultura: Seminário do Museu Paulista debate história do açúcar

Evento será realizado de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Itu

sex, 11/11/2005 - 16h22 | Do Portal do Governo

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, o Museu Paulista (do Ipiranga) e a Cátedra Jaime Cortesão da USP promoverão, em Itu, o 1o Seminário de História do Açúcar: História e Cultura Material, com o apoio da prefeitura local e do Centro de Estudos de História do Atlântico (Ceha), da Ilha da Madeira (Portugal).

No encontro, serão discutidos: o açúcar no espaço sul-atlântico, séculos 16-17; o açúcar em São Paulo: século 16 ao 19; açúcar e cultura material: fontes iconográficas; açúcar e cultura material: alimentação e práticas sociais; e indústria açucareira na América Latina, séculos 19-20. Itu foi escolhida para sediar o seminário por sua posição estratégica no chamado quadrilátero do açúcar, região, que entre as décadas finais do século 18 e meados do século 19, viu florescer imensos canaviais e centenas de engenhos.

A abordagem do tema será feita de forma interdisciplinar e a proposta é garantir que todas as vertentes de estudo sobre o tema participem.

SERVIÇO
Inscrição para o seminário custa R$ 20 (R$ 10 para estudantes) e deve ser feita até o dia 20, pelo telefone (11) 4023-0240. Programação está disponível no site www.mp.usp.br. O Museu Republicano Convenção de Itu fica na Rua Barão do Itaim, 67 – Itu

Da Agência USP