Cultura: Semana Euclidiana comemora centenário de ‘Os Sertões’

Evento será realizado de 9 a 15 de agosto em São José do Rio Pardo

sex, 09/08/2002 - 11h57 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira, dia 9, no município de São José do Rio Pardo a tradicional ‘Semana Euclidiana’, durante a qual serão realizados desfiles, ciclos de estudos da biografia do jornalista, oficinas de fotografia, redação, dança, música, jornalismo e artes plásticas, além de competições esportivas. Neste ano, a Semana é especial, pois comemora o centenário do clássico ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha.

O mais tradicional evento cultural rio-pardense foi idealizado em 1936, pelo médico Oswaldo Galotti. Na época, Galotti organizou as comemorações euclidianas que vinham se realizando em atividades culturais, esportivas e sociais, defendendo que o feriado do ‘Dia de Euclides’, em homenagem ao escritor, fosse comemorado durante uma semana.

A programação vai até quinta-feira, dia 15 de agosto. Mais dados sobre o evento podem ser obtidos pelo telefone (0 XX 19) 3681-6424 ou no site da Casa Euclidiana: www.casaeuclidiana.org.br, que também disponibiliza informações turísticas sobre São José do Rio Pardo.