Cultura: Seis escolas de samba ganham salas de leitura

Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura, beneficia pessoas que moram próximo das escolas de samba da capital

ter, 31/05/2005 - 18h50 | Do Portal do Governo

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores inaugura entre os dias 3 e 29 de junho, mais seis salas de leitura, nas quadras e barracões das escolas de samba da capital paulista.

Na sexta-feira (03), às 15 horas, será aberta a unidade de leitura da Escola de Samba Leandro de Itaquera. No dia 10, é a vez da Escola de Samba Prova de Fogo, na Vila Jaguará. Dia 14, são os moradores da Bela Vista que se beneficiarão com a sala de leitura da Vai Vai. No dia 17, quem faz a festa é a Escola de Samba Torcida Jovem do Santos, localizada no Jd. Aricanduva. Já o bloco carnavalesco Caprichosos do Piqueri terá sua sala de leitura inaugurada dia 24. E, finalmente, dia 29, a escola Dom Bosco, da Cohab Itaquera, ganha a sua.

A primeira sala foi inaugurada na Rosas de Ouro, no bairro da Freguesia do Ó, em abril. A solicitação partiu das próprias escolas e foi muito bem-vinda, uma vez que um dos projetos da pasta é o São Paulo: Um Estado Leitores, criado para estimular o prazer de ler. A idéia é ampliar o acesso aos livros para os sambistas e para os moradores dos bairros onde estão instalados.

O São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Uma de suas principais metas foi alcançada em maio, quando foi zerado o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. O programa também abriu outras 53 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, 20 em hospitais públicos, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione, outra no Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, localizado na carceragem do 95º Distrito Policial, duas no Centro de Detenção Provisória de Parelheiros, uma na escola de samba Rosas de Ouro.

03/06, sexta-feira, às 15h
Escola de Samba Leandro de Itaquera
R. Padre Veiga Meneses, 06

10/06, sexta-feira, às 15h
Escola de Samba Prova de Fogo
R. Manoel Monteiro, 1007 (próximo Pavilhão de Vila Jaguara)

14/06, terça-feira, às 20h
Escola de Samba Vai Vai
R. São Vicente, 276 – Bela Vista

17/06, sexta-feira, às 15h
Escola de Samba Torcida Jovem do Santos
R. Dr. Luis Carlos, 01 – Jardim Aricanduva

24/06, sexta-feira, às 18h
Bloco Carnavalesco Caprichosos do Piqueri
R. Cel. Bicudo 761- Piqueri

29/06, quarta-feira, às 15h
Escola de Samba Dom Bosco
R. César Domenico, 85 COHAB José Bonifácio – Itaquera

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.