Cultura: Secretaria promove l Fórum Regional de Política Cultural

Neste final de semana, em Iguape

sex, 13/06/2003 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura realiza neste final de semana o I Fórum Regional de Política Cultural, em Iguape, com a presença do secretário adjunto, Edmur Mesquita. A abertura oficial será hoje, às 18 horas, com a apresentação da Camerata de Violões Octopus, do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos de Tatuí’, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. As palestras e debates têm início no sábado, a partir das 9 horas.

O Fórum de Iguape é o primeiro de uma série de 12 encontros que visa discutir a política cultural desta Secretaria, subdividida em sete tópicos, com foco na democratização do acesso aos bens culturais e na garantia de uma boa gestão dos recursos do contribuinte, administrando-os para oferecer bons resultados à maioria.

Na ocasião, além de autoridades e representantes da região, estarão presentes secretários de Estado, delegados regionais de cultura, dirigentes culturais, representantes de entidades como Ibama, SOS Mata Atlântica, vereadores e deputados.

É fundamental para Secretaria de Estado da Cultura a criação de um fórum como este para debater os principais problemas e propostas para a área no interior paulista. Uma das prioridades desta gestão é assegurar a descentralização da cultura, garantindo a interiorização destas atividades. Dentro deste objetivo, o Vale do Ribeira é um dos focos de atenção da Secretaria.

O Ribeira é formado por 23 municípios, localizados na região sul do Estado de São Paulo e no leste do Estado do Paraná, dois terços da região em território paulista. Além da extensão, o Ribeira deve ser lembrada por sua riqueza e diversidade cultural. Localizam-se no Ribeira um dos mais antigos e importantes conjuntos arquitetônicos do País. Seus artesãos se mantêm fiéis às tradições da arte manual com a cerâmica rústica e os trançados de timbopeva e cipó-imbé. Além disso, é uma das poucas localidades onde ainda se fazem violas e rebecas artesanais.

O II Fórum será nos dias 2 e 3 de julho, na cidade de Santos. Para o próximo encontro, está programado um show da Traditional Jazz Band, para a abertura, e no sábado espetáculo de marionetes. Santos é a sede da região metropolitana da Baixada, que compreende os municípios de Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga.

I Fórum Regional de POlítica Cultural – Iguape
13/06, 18h – Abertura Oficial com apresentação da Camerata de Violões ‘Octopus’
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Largo do Rosário, s/nº

14/06, 09h – Início das palestras
Local: Centro Cultural ‘Roberto Gomes Collaço’
Endereço: rua XV de Novembro, s/nº (altura da rua Capitão Dias)

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa – (011) 3351-8162/8163/8164/8165

GB