Cultura: Secretaria promove diversas atrações no Mês da Consciência Negra

Data instituída pelo movimento negro do Brasil já é incorporada ao calendário oficial de São Paulo

qui, 24/11/2005 - 9h28 | Do Portal do Governo

Em novembro comemora-se o Mês da Consciência Negra, data instituída pelo movimento negro do Brasil e já incorporada ao calendário oficial de São Paulo

A data foi instituída em referência ao aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro. Para contribuir e convidar todos à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra, a Secretaria de Estado da Cultura promove, desde o início do mês, uma série de eventos.

Nesta sexta-feira, dia 25, o destaque é da Rua do Samba Paulista, com a Banda Ito Moreira e Banda do Clube do Forró, na Rua General Osório, bairro da Luz; ainda, de 25 de novembro a 10 de dezembro, fica em cartaz na biblioteca do Memorial da América Latina, a exposição São Paulo de Negras Raízes de São Paulo.

A programação do Mês da Consciência Negra foi aberta no dia 1º, em Rio Claro, com a exposição de cartuns Visualizando Nossa História, que teve continuidade no dia 18, com a Semana da Consciência Negra da Zona Leste, no bairro do Itaim Paulista, com apresentação do Grupo Poder Negro de Rap.

No dia 19, os eventos prosseguiram com apresentação de dança afro, nos bairros de Vila Maria, Cidade Tiradentes, Itaim, Guaianazes; apresentação do Grupo Redenção, em Ribeirão Preto; As 4 Vozes e Tião Carvalho, no CEU Perus e em Guaianazes; Tributo a Zumbi de Palmares, com apresentação de Dario Neto, em Cidade Tiradentes. No dia 20, em Tatuí, teve início a Semana da Consciência Negra.

Secretaria da Cultura