Cultura: Secretaria promove até o fim do mês o FlorenSampa no Sérgio Cardoso

Objetivo do festival é refletir e aprofundar o fenômeno migratório de massa

sex, 19/09/2003 - 9h26 | Do Portal do Governo

O Teatro Sérgio Cardoso, da Secretaria de Estado da Cultura, estará sediando até o dia 30 o Festival FlorenSampa – Andata e Ritorno – 2003. O evento faz parte do projeto Imigrare, Verbo InTransitivo, idealizado pela Negrogatto Associazione Culturale, com as participações do Teatro d’Alma Viva, Companhia Anjos Voadores, e Companhia Silvana Abreu. Colaboram também os artistas plásticos Duccio Barlucchi e Solange Utuari.

O objetivo do festival é refletir e aprofundar o fenômeno migratório de massa, nos aspectos político, econômico e social. Este processo teve início no século 20, baseado na temática da emigração italiana rumo ao Brasil e Argentina.

O diretor artístico Paulo de Azevedo informa que o FlorenSampa parte da crença da arte como meio de expressão e comunicação. ‘É possível ilustrar como Itália, Argentina e Brasil contribuem pacificamente para uma cultura nova e multiétnica, centrada na cooperação e tolerância. Exemplo significativo de paz entre os povos.’

Clarice Lispector

Nos dias 22 e 23 ocorre a apresentação de Microrrevolução de um Ser Gritante, inspirado no romance A Paixão Segundo G. H., escrito pela brasileira Clarice Lispector em 1964. O espetáculo pretende colocar em cena – vivo e presente no corpo da atriz que lhe serve de palco e instrumento – o universo complexo que foi o principal tema da vida e da obra da autora. Foi desenvolvido durante o processo de pesquisa do projeto Solos do Brasil, sob coordenação de Denise Stoklos.

Seduzida e abandonada

Nos dias 29 e 30, o palco é da peça Donna Anna, ou Donana, de Ronaldo Ciambroni, apresentada pela Companhia NegroGatto. Em cena, uma velha senhora italiana emigrada para São Paulo no início do século passado. O texto pretende refletir o processo histórico sobre a emigração deste povo no Brasil, assim como estimular a consciência das pessoas sobre a terceira idade.

A montagem mostra como uma senhora, seduzida e abandonada pela família e pela sociedade, tenta com o máximo de seus esforços contar e comover as pessoas em cada episódio de sua vida.

SERVIÇO

Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
www.cultura.sp.gov.br

  • Programação
    Dias 22 e 23, às 21 horas: Microrrevolução de um Ser Gritante
    Texto, direção e interpretação – Silvana Abreu
    Dias 29 e 30, às 21 horas: Donna Anna
    Direção: Paulo de Azevedo

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura