Cultura: Secretaria lança selo para os amigos da leitura

Lançamento será nesta segunda, dia 5, às 16h

seg, 05/07/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura lança, nesta segunda, dia 5, às 16h, no Salão Nobre, o Selo de Qualidade de Leitura, que pretende certificar iniciativas em prol do aumento do universo de leitores no Estado de São Paulo. “E como não há limitação para a entrega do selo, fica multiplicada a capacidade de aumentarmos o universo de leitores”, comenta a secretária Claudia Costin. Na oportunidade, a Secretaria entregará também dez lotes de coleções de livros de autores portugueses para dez municípios de São Paulo.

Em abril de 2003 o Governo lançou o projeto “São Paulo: Um Estado de Leitores”, com o objetivo de zerar o número de municípios sem bibliotecas no Estado de São Paulo. Só na segunda quinzena de junho deste ano, cinco novas bibliotecas foram instaladas nas cidades de Dobrada, Bady-Bassitt, Jaci, Lindóia e Salmourão.

O programa conta com o apoio do setor privado, responsável por fornecer a cada município um computador e um acervo com um mínimo de mil títulos, conforme o número de habitantes. No município da Jaci, a parceria com os formandos dos cursos de graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) resultou na doação de 4.100 livros proporcionais aos 4.100 habitantes da cidade. “Um livro por habitante”.

As prefeituras se encarregam de oferecer o espaço físico para a implantação da biblioteca e os funcionários. A Secretaria de Estado da Cultura fica responsável pela capacitação dos funcionários, além da coordenação permanente e da supervisão bibliotecária do projeto, que inclui, o envio de contadores de histórias, autores e oficineiros que incentivarão e acompanharão de perto o funcionamento de cada biblioteca.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(AM)