Cultura: Secretaria inaugura sala de leitura no Parque Novo Mundo

Será nesta quinta-feira, dia 4

qua, 03/08/2005 - 17h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura inaugura nesta quinta-feira, dia 04, a 66ª sala de leitura no Centro de Assistência Social Por um Novo Mundo. A comunidade do bairro Parque Novo Mundo, zona norte da capital, será beneficiada com um acervo de 10 mil livros, doados pela Secretaria através do programa São Paulo: Um Estado de Leitores. Os livros, que incluem desde títulos didáticos até obras de nível superior, ficarão organizados dentro do próprio Centro, onde já funciona o programa Aprender e Empreeder, uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Assistência Social.

Segundo o Padre Waldeci Ferreira, um dos idealizadores do projeto, a parceira com a Secretaria de Estado da Cultura pretende motivar a boa leitura ‘Pretendemos criar o hábito de ler, principalmente para a comunidade carente que não tem como adquirir livros’, explica.

São Paulo: um Estado de Leitores

Criado em 2003 pela Secretaria de Estado da Cultura, o programa tem a proposta de incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Em maio deste ano, o programa alcançou uma de suas principais metas: zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. A ação é fruto de esforço da Secretaria da Cultura, em conjunto com prefeituras e iniciativa privada.

A iniciativa privada contribuiu com o processo de implantação de salas e bibliotecas, além de doar livros e materiais. Entre as empresas que aderiram ao programa, destacam-se: Banco do Brasil, ABN AMRO Bank, Santander Banespa, BankBoston, Instituto Itaú Cultural, Grupo Silvio Santos, Bovespa, Tim, e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e as fundações Nestlé, Camargo Correia, Telefônica e Victor Civita. Às Prefeituras coube oferecer as áreas para a implantação dos espaços de leitura, além dos profissionais para operá-los.

Além das bibliotecas, o programa abriu mais de 60 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, em locais como: conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, escolas de samba, Centros de Integração da Cidadania, Centro de Detenção e Penitenciária e centros esportivos e culturais.

Aprender e Empreender

Fruto de uma parceria entre o Centro de Assistência Social Por um Novo Mundo e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, o projeto de capacitação profissional beneficia, desde o inicio desse ano, mais de 300 jovens de 15 a 24 anos com renda familiar de dois salários mínimos.

A iniciativa oferece cursos como: Moda, Assistente de Cozinha, Auxiliar Administrativo, Garçom e Garçonete, Hotelaria, Confeitaria, Eco-Mercado e Eco- Turismo. Nas atividades, aulas específicas de saúde, relações de trabalhos, ética e cidadania, português, matemática, inglês e informática.