Cultura: Secretaria inaugura a 72ª Sala de Leitura do Estado

Nova unidade fica na Bela Vista

qua, 26/10/2005 - 12h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Estado da Saúde, através dos respectivos programas São Paulo, Um Estado de Leitores, e Leia Comigo, inauguram nesta quarta-feira, 26 de outubro, a 72ª Sala de Leitura destinada aos pacientes e usuários do CAPS – Centro de Atenção Psico-Social Prof. Luis da Rocha Cerqueira, localizado na Bela Vista, em São Paulo.

O CAPS da Bela Vista atende 260 usuários/mês, que poderão dispor de livros de diversos gêneros literários, doados pelas mesmas editoras que participam do megaevento Corredor Literário da Paulista.

Esta é a 23ª Sala de Leitura instalada em hospitais e a 72ª em diferentes locais no estado de São Paulo. Além do acervo de livros, estão programadas atividades como uma oficina de escrita com apresentação de trabalhos de pacientes e a mostra fotográfica ‘Conversas e Memórias’, com depoimentos de idosos do Centro de Referência do Idoso (CRI) e MandaCRI (unidade CRI no Mandaqui).

São Paulo: Um Estado de Leitores

Criado em 2003 pela Secretaria de Estado da Cultura, o programa tem a proposta de incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Em maio deste ano, o programa alcançou uma de suas principais metas: zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. A ação é fruto de esforço da Secretaria da Cultura, em conjunto com prefeituras e iniciativa privada.

A iniciativa privada contribuiu com o processo de implantação de salas e bibliotecas, além de doar livros e materiais. Entre as empresas que aderiram ao programa, destacam-se: Banco do Brasil, ABN AMRO Bank, Santander Banespa, BankBoston, Instituto Itaú Cultural, Grupo Silvio Santos, Bovespa, Tim, e FAAP Fundação Armando Álvares Penteado) e as fundações Nestlé, Camargo Correia, Telefônica e Victor Civita. Às Prefeituras coube oferecer as áreas para a implantação dos espaços de leitura, além dos profissionais para operá-los.

Além das bibliotecas, o programa abriu mais de 70 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, em locais como: conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, escolas de samba, Centros de Integração da Cidadania, Centro de Detenção e Penitenciária e centros esportivos e culturais.

SERVIÇO
Inauguração 72ª Sala de Leitura
Rua Carlos Comenale, 32 – Bela Vista
CAPS – Centro de Atenção Psico Social Prof. Luis da Rocha Cerqueira
Dia 26/10, às 12h30

Secretaria de Estado da Cultura