Cultura: Secretaria e UNESCO firmam parceria para levar cultura aos jovens carentes

Protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira, dia 27

seg, 27/01/2003 - 19h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura e a UNESCO assinaram no início da tarde desta segunda, dia 27, um protocolo de intenções que prevê para a implantação de parcerias para utilização de atividades culturais como instrumentos contra a violência entre jovens, estabelecendo políticas de proteção à cultura e fomento ao pluralismo e ao diálogo entre as culturas e civilizações, como única forma de inclusão social.

Durante trinta dias será detalhado um programa de trabalho, onde as secretarias da Cultura, Educação e Juventude, Esportes e Lazer trabalharão em conjunto, juntamente com a UNESCO no sentido de delimitar as atividades que serão desenvolvidas, destacando-se a abertura das escolas nos finais de semana para a realização de atividades culturais, reformulando-se o Projeto Parceiros do Futuro, que já está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Educação.

A secretária Claudia Costin destacou que a ajuda da UNESCO é fundamental para desenvolver uma metodologia de trabalho e inclusão social que permita saber como se conquista um jovem, atraindo-o para a escola durante o final de semana. ‘Isto só é possível através da participação do próprio jovem, para que ele se sinta como parte do processo. A idéia é desenhar as oficinas junto com os jovens, transformando-os em agentes culturais’, explica.

Segundo o representante da UNESCO, Jorge Werthein cerca de 70% dos jovens, na faixa etária de 15 a 24 anos são excluídos das atividades culturais e ressalta que o Brasil é o segundo país do mundo em que morrem mais jovens desta faixa etária. ‘Nos temos estudos dentro da UNESCO sobre como é significativo a implantação de atividades culturais junto a esses jovens, afastando-os e até mesmo fazendo com que não ingressem no consumo e tráfico de drogas. Tudo isso porque eles passam a enxergar um presente e um futuro por meio dessas ações culturais’, diz.

Esta parceria enfatiza a política que vem sendo adotada pela Secretaria, e resultou no primeiro programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que vai investir US$ 20 milhões durante quatro anos, além dos US$ 10 milhões da SEC, beneficiando 150 mil jovens por mês.

GB