Cultura: Secretaria e Metrô inauguram Espaço Metrô Tiradentes de Arte Sacra

Durante o evento haverá a apresentação da cantora lírica Niza Tank

sáb, 13/12/2003 - 12h36 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 13, às 17 horas, a Secretaria de Estado da Cultura e o Metrô inauguram o Espaço Metrô Tiradentes de Arte Sacra, com a mostra de quatro presépios do acervo do museu.

A solenidade de inauguração contará com a presença da secretária Cláudia Costin, da Cultura, e do arquiteto Renato Viegas, diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos.

Durante o evento haverá a apresentação da cantora lírica Niza Tank, acompanhada do madrigal Decason do Museu de Arte Sacra (Igreja do Mosteiro da Luz).

A partir dessa mostra, a estação, que possui uma saída que deixa os visitantes praticamente dentro do museu, se transforma em uma espécie de ala do MAS, que levará um pouco do seu acervo aos cerca de 19 mil usuários diários da estação. A idéia surgiu face à proximidade entre os espaços.

O projeto não pára por aí. Também vai subsidiar os ingressos ao Museu de Arte Sacra, com descontos de 75% aos interessados em visitar todo o acervo. No período de 13 de dezembro a 12 de janeiro, os ingressos saem de R$ 4,00 por R$ 1,00; basta retirar, na estação Tiradentes, o cupom de desconto.

Na estação ficarão expostos os seguintes presépios: um de 15 peças em barro cozido e policromado, título e autor desconhecidos, de Caruaru (PE);o Presépio de Nazaré, com 65 peças feitas por Elizabeth da Silva Medeiros, Teresina (PI); também sem título, um exemplar de 50 peças de mestre Vitalino (Vitalino Pereira dos Santos), Caruaru (PE), e, um conjunto de 31 peças, feito por Maria Carolina Delfort, do Rio de Janeiro.
Além das peças, o Espaço Tiradentes vai mostrar aos usuários oito painéis fotográficos e um pouco da história do Presépio Napolitano. Trata-se do mais importante presépio no acervo brasileiro de arte sacra, com 1.620 peças que reproduzem a noite do nascimento do menino Jesus em uma vila italiana do século XVIII, com todos os seus personagens e costumes representados.

A mostra só foi possível graças ao apoio da empresa de vigilância Ultrak, que cedeu as câmeras para monitorar as peças, e da Companhia de Seguros Vera Cruz, que também ofereceu os seus serviços gratuitamente.