Cultura: Secretaria e Editora Paz e Terra doam 7.800 livros para bibliotecas municipais

Iniciativa vai democratizar acesso à informação e à literatura

qui, 29/05/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

A editora Paz e Terra, uma das mais antigas do Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura vai enviar a “Coleção Paz e Terra” a todas as bibliotecas municipais das cidades paulistas, com mais de 5 mil habitantes, e para as de 700 escolas estaduais de ensino médio. O Projeto editorial de responsabilidade da historiadora Paula Porta aborda de forma interessante temas marcantes e do cotidiano da história da cidade de São Paulo como a gripe espanhola, a vida noturna entre 1915 e 1925, a família no período colonial, além de relatos de Antonio Egydio Martins, responsável pela organização do Arquivo do Estado durante mais de 30 anos.

A Coleção, voltada ao grande público, envolve diversas áreas de conhecimento e formas literárias sendo editada tanto com obras clássicas, esgotadas há décadas, como trabalhos inéditos. Cada livro traz uma apresentação que situa o leitor sobre a importância e dados do tema enfocado, além de notas explicativas e a biografia do autor. As imagens e o tipo gráfico utilizados no interior, na capa e nas orelhas das obras são iguais aos da época retratada ou ao período em que ela foi lançada.

No total, serão 1.300 doações destinadas a escolas, bibliotecas públicas de todo o estado de São Paulo e às principais instituições culturais e universitárias do país. A iniciativa, além de incrementar a leitura, vai aumentar o acesso a essas obras e divulgar a história paulistana, democratizando o acesso à informação e à literatura, uma das metas centrais desta gestão da Secretaria de Estado da Cultura. Além dos parceiros diretos, a doação tem o apoio cultural do Minc e do Grupo Santander – Banespa.

Mais Informações
Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa – 011 3351-8162/8163/8164/8165
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br

GB