Cultura: Secretaria apóia Bookcrossing no dia 11 de setembro

Mensagem subliminar pode ser, “troque a violência pela cultura”

qua, 10/09/2003 - 15h49 | Do Portal do Governo

Uma espécie de jogo, que pode tornar mais divertida e curiosa a relação com os livros, conquistou o apoio integral da Secretaria de Estado da Cultura. É o bookcrossing (cruzamento de livros), idéia do site americano de mesmo nome que visa incentivar o hábito de ler. O meio encontrado para isso foi convocar todos os internautas a aderir a campanha mundial de circulação de livros. Consiste em deixar um livro, com dedicatória, em um lugar público para que outra pessoa possa resgatá-lo, lê-lo e, depois disso, tornar a largar o exemplar em outro lugar.

O dia escolhido para dar início a essa circulação de livros foi 11 de setembro, marcando ao mesmo tempo uma contestação pacífica à data do atentado terrorista aos Estados Unidos, que abalou o mundo, e incentivando a leitura. A mensagem subliminar pode ser, “troque a violência pela cultura”. “Em sintonia com o principal projeto desta gestão da Secretaria de Estado da Cultura, resolvemos não só adotar mas ajudar a divulgar a campanha aqui no Brasil”, diz a secretária Cláudia Costin referindo-se ao programa “São Paulo: Um Estado de Leitores”, criado em abril deste ano com o objetivo de recuperar nos cidadãos paulistas o prazer de ler.

Para apoiar a iniciativa a secretária oferece os espaços da Secretaria de Estado da Cultura como pontos estratégicos para quem quiser deixar um livro no dia 11 de setembro.

Confira aqui os postos de recepção de livros.

Da Secretaria de Estado da Cultura