Cultura: Secretaria abre inscrições para bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Evento será realizado de 3 a 25 de julho

seg, 03/05/2004 - 14h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura está com inscrições abertas, até 28 de maio, para as bolsas de estudo que serão concedidas no 35º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que será realizado de 3 a 25 de julho. São 160 bolsas de estudos integrais e 70 masterclasses. Os interessados poderão fazer sua inscrição pela internet, pelos sites www.ulm.sp.gov.br, www.cultura.sp.gov.br e www.festivaldeinverno.sp.gov.br . Outra facilidade é que, este ano, as audições não serão realizadas apenas em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro e Buenos Aires.

John Neschling (Brasil), Boris Belkin (Moscou), Marcello Guerchfeld(Brasil), Yeon-Su Kim (EUA), Cláudio Jaffé (EUA- Brasil), Antonio Meneses (Brasil), Marlos Nobre (Brasil), Gunter Klaus (Alemanha), são alguns dos profissionais que integram a parte pedagógica deste edição.

Este ano, a direção artística é do maestro Roberto Minczuk, diretor artístico adjunto e regente associado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e regente associado da Orquestra Filarmônica de Nova York.

Nessa edição, o Festival manterá seu foco na música clássica, proposta inicial do maestro Eleazar de Carvalho, e recuperada no ano passado pela secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin. ‘O Festival dará ainda mais importância à formação de músicos à altura dos avanços que a música erudita teve no país. Traremos renomados instrumentistas nacionais e internacionais, de forma a permitir aos bolsistas que desfrutem de aulas que irão representar um verdadeiro salto no aprendizado da música.

Grande parte dos artistas convidados participará de cursos em masterclasses ou se apresentará em recitais com professores. É o caso do Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Nova York, que este ano, junto ao Quarteto Amazônia e ao Duo Con-Texto inaugura outra vertente do Festival, a do grupo de câmara residente, enfatizando a importância de se fazer música em conjunto.

Além dos cursos, os bolsistas terão à sua disposição, de 5 a 23 de julho, a terapia corporal conhecida como Técnica de Alexander, fundamental para auxiliar o músico a desenvolver, de forma racional, um maior grau de controle da musculatura envolvida na execução de seu instrumento. Será ministrada pelo especialista Roberto Reveilleau, graduado na Técnica de Alexander pelo Constructive Teaching Center – Londres.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura