Cultura: Sarau Lítero-Musical comemora o Dia da Consciência Negra

Atrações também estão programadas para domingo

qui, 20/11/2003 - 7h24 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a Secretaria de Estado da Cultura faz uma homenagem aos afro-descendentes com o sarau lítero-musical Tributo a Solano Trindade. O evento começará às 17 horas, com a leitura de obras poéticas dos principais autores que se dedicaram à literatura para a comunidade negra. Dos escritores negros ligados a essa comunidade no Brasil, uma das presenças mais marcantes foi a de Solano Trindade (1908-1974). Ele foi o primeiro a escrever especificamente para os negros. Além de escritor, foi ator, pintor, cineasta e o criador do Teatro Experimental Negro.

No Dia da Consciência Negra, que marca também o martírio de Zumbi dos Palmares, o Tributo a Solano Trindade é uma proposta lírica de despertar a consciência para o combate aos privilégios e diminuir a exclusão racial. Participam da sessão lítero-musical a Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin, com a leitura da obra de Gilberto Gil, Cruz e Souza e Machado de Assis; Skowa, com voz e violão, apresenta as poesias de Monsueto e Solano Trindade; Esmeralda Ribeiro que lê suas próprias poesias, entre outras atrações.

Além do sarau, outras duas atrações estão programadas para o domingo, dia 23. A primeira delas acontece às 11 horas, no Museu da Casa Brasileira, com a apresentação do grupo Choro de Varanda, que exibirá músicas de compositores negros do século XIX e XX. Às 13 horas, no Parque Ecológico do Tietê, ocorre o show Zumbi na Arte Musical, que abre espaço para novos cantores. Além dessas atividades, fica em cartaz até 30/11, no Museu do Imaginário do Povo Brasileiro, a exposição São Paulo de Negras Raízes, Raízes Negras de São Paulo, aberta de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

Veja a programação:

  • Tributo a Solano Trindade – Sessão Lítero-Musical
    Dia 20, quinta-feira, 17 horas. Entrada franca

    OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
    Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Tel.: 221-4704/ 5558

  • Exposição São Paulo de Negras Raízes, Raízes Negras de São Paulo
    Até 30/11, de terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada franca.

    MUSEU DO IMAGINÁRIO DO POVO BRASILEIRO
    Largo General Osório, 66 – Luz. Tel.: (11) 222-8968

  • Show do grupo “Choro de Varanda”
    Dia 23, domingo, às 11h. Entrada franca.

    MUSEU DA CASA BRASILEIRA
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano. Tel.: (11) 3032-2499 / 3727
    Acesso a portadores de deficiência física.
    www.mcb.sp.gov.br

  • Zumbi na Arte Musical
    Dia 23, domingo, às 13h. Entrada franca.

    PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ
    R. Guira Acarangatá, 70 – Cangaíba. Tel.: (11) 6958-1477

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

    C.C.