Cultura: São Paulo sedia colóquio da associação internacional de museus

Evento começa hoje no Museu do Ipiranga

seg, 22/03/2004 - 12h01 | Do Portal do Governo

O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, e o Museu Imperial, no Rio de Janeiro, promovem, de hoje a 27 de março, o 7º Colóquio da Associação Internacional de Museus de História, com o tema ‘Como organizar um mundo multipolarizado?’ As inscrições para as 200 vagas oferecidas, assim como o programa completo estão disponíveis no site www.mp.usp.br/7brasil.

Evento bienal, já realizado na França, Alemanha e Canadá, o Colóquio é sediado pela primeira vez no Brasil. Serão quatro conferências: duas na capital paulista, no SESC Ipiranga e no Museu Paulista; uma em Itu, no Museu Republicano, e outra em Petrópolis (RJ), no Museu Imperial.

O encontro é direcionado a profissionais de história, museologia e áreas afins, com o objetivo de suscitar reflexões sobre identidade, filosofia e papel social destas instituições. Nesta sétima edição, a discussão será sobre a função dos museus diante dos novos desafios culturais.

Dentre os destaques da programação estão visitas a museus e city tour, no dia 24, com passeios ao Memorial do Imigrante, Museu de Arte Sacra e à Pinacoteca do Estado, todos ligados à Secretaria de Estado da Cultura. Informações www.mp.usp.br/7brasil, www.museuimperial.gov.br e www.aimh.org

Serviço

7º Colóquio da Associação Internacional de Museus de História (AIMH)
De 22 a 27 de março, de segunda a sexta, a partir das 9h30.
Tema: ‘Como organizar um mundo multipolarizado?’ Tradução simultânea.
Informações: (0xx11) 6165-8020

Secretaria da Cultura