Cultura: São Paulo sedia a partir de amanhã 17ª Bienal Internacional do Livro

Estande da Imprensa Oficial e da ABEU terá mais de 200 lançamentos

qua, 24/04/2002 - 11h58 | Do Portal do Governo

Estande da Imprensa Oficial e da ABEU terá mais de 200 lançamentos

Começa nesta quinta-feira, dia 25, em São Paulo, a 17ª Bienal Internacional do Livro. Durante o evento, que se estenderá até o dia 5 de maio, várias editoras universitárias brasileiras vão lançar novos títulos, incluindo também os de política.

O estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), em parceria com a Imprensa Oficial, será o maior do evento, com 1.176 metros quadrados e 59 editoras. Estão previstos mais de 200 lançamentos, nas mais variadas áreas do conhecimento, além de extensa agenda de eventos culturais.

Confira alguns desses lançamentos previstos:

  • Friedrich Nietzche – Fragmentos Finais, de Flávio Kothe (seleção, tradução e prefácio). Seleção dos textos mais importantes que Nietzche escreveu nos últimos anos de sua, agrupados em temas básicos.
    Editora da Universidade de Brasília (UnB)/Imprensa Oficial do Estado

  • Imprensa e Poder, de Luiz Gonzaga Motta. Análise da relação entre os interesses dos diversos grupos da sociedade moderna e a imprensa – o meio onde ocorrem as disputas simbólicas desses grupos.
    Editora da UnB/Imesp

  • Expressões da Identidade Brasileira, de Fábio Lucas. Aborda desde a colonização até o neoliberalismo: nossa trajetória de dependência cultural analisada sob o ponto de vista dos efeitos sobre a formação da nacionalidade.
    Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)/Fapesp

  • A Resistência Anarquista – uma Questão de Identidade (1927-1937), de Raquel de Azevedo. Procura demonstrar a sobrevivência dos sindicatos e dos grupos libertários entre 1927 e 1937 no Brasil, buscando traços de continuidade com sua intensa atividade do começo do século.
    Arquivo do Estado/Imesp

  • Cultura Amordaçada – Intelectuais e Músicos sob a Vigilância do Deops, de Álvaro Gonçalves Antunes Andreucci e Valéria Garcia de Oliveira. Este livro tem como objeto de estudo prontuários de intelectuais, artistas e músicos, fichados e perseguidos pela Polícia Política durante a Era Vargas.
    Arquivo do Estado/Imesp

  • Ensaio sobre Ciência Política na Itália, de Norberto Bobbio. Ensaios sobre as obras de dois precursores da ciência política contemporânea: Vilfredo Pareto e Gaetano Mosca.
    Editora da UnB/ Imesp

  • Dicionário de Política, organizado por Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino. Esta 7ª edição acompanha um CD Room com todo o conteúdo do livro escrito por mais de uma centena de professores especialistas.
    Editora da UnB/Imesp

  • Anos JK: Margens da Modernidade, organizado por Wander Melo Miranda. Conjunto de textos escritos por diversos especialistas com reflexões sobre múltiplos assuntos – da política à literatura, do urbanismo à música – que propiciam uma visão do legado dos anos JK.
    Casa de Lucio Costa /Imesp

  • Minorias Silenciadas: História da Censura no Brasil, de Maria Luiza Tucci Carneiro (org.). Coletânea de artigos sobre a repressão política no Brasil escritos a partir do simpósio ‘Minorias Silenciadas’.
    Editora da USP/Imesp/Fapesp.

    Caso haja interesse em receber programação completa ou relação de lançamentos, favor solicitar por e-mail: pluricom@pluricom.com.br ou consultar o site da ABEU, www.abeu.org.br

    17ª Bienal Internacional do Livro
    Data: De 25 de abril a 5 de maio de 2002
    Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP.

    Leia também:

  • Confira a programação desta semana no estande da Imesp/ABEU na Bienal do Livro