Cultura: São Paulo recebe telas inéditas da coleção Schwarz de Arte Dadá e Surrealista

Mostra ficará no Instituto Tomie Ohtake

qui, 23/09/2004 - 8h57 | Do Portal do Governo

São Paulo recebe a partir desta quinta-feira, dia 23 de setembro, 200 telas da inédita coleção Schwarz de Arte Dadá e Surrealista – composta no total por aproximadamente 700 obras, reunidas pelo poeta, marchand, historiador e colecionador de arte Arturo Schwarz. Na inauguração do evento – não aberto ao público –, às 20h, a Secretaria de Estado da Cultura Claudia Costin assina um também inédito protocolo de intenções com o Instituto Tomie Ohtake, local que abriga a mostra.

Há motivos para dupla celebração. Primeiro, porque a mostra exibe peças nunca apreciadas por aqui de artistas como Marcel Duchamp, Man Ray e Max Ernest. Segundo, o instituto e a Secretaria prevêem parcerias em múltiplas ações culturais, selando uma parceria também inédita. O desembarque da coleção Schwarz no Brasil, após percorrer EUA e Canadá, só foi possível graças ao esforço conjunto do próprio instituto e do Museu de Israel, com apoio da Embaixada israelense no Brasil.

Surrealismo e Dadaísmo são escolas muito familiares aos artistas brasileiros, embora obras desses movimentos tenham sido raramente exibidas no país. Entidade sem fins lucrativos e inaugurada em novembro de 2001, o Tomie Ohtake se dedica às artes visuais, ao design e à arquitetura. Mesmo recente no cenário paulistano, o espaço já se tornou referência como uma das mais modernas e respeitáveis áreas culturais da cidade.

Assinatura Termo de Cooperação
Dia 23, às 20h
Instituto Tomie Ohtake
R. Caropés, 88 – Pinheiros. Tel. 6844-1900

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.