Cultura: ‘São Paulo Metrópole’: um livro que discute as questões trazidas pela urbanização

Evento será realizado no Museu da Casa Brasileira

qua, 21/07/2004 - 11h33 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial lança, nesta quarta-feira, dia 21, o livro ‘São Paulo Metrópole’, mais uma co-edição com a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). O evento será realizado às 19 horas, no Museu da Casa Brasileira.

Tendo como ponto de partida três teses de doutorado desenvolvidas pelas arquitetas Regina Maria Prosperi Meyer e Marta Dora Grostein, e o economista Ciro Biderman, o livro trata da construção da cidade de São Paulo, aborda as transformações das últimas décadas, o desenvolvimento social e econômico, a vida de seus habitantes, os problemas e a visão de um novo padrão urbano.

Além do estudo crítico das políticas desenvolvidas na metrópole nos últimos anos, os autores apontam, também, soluções para o futuro. Para eles, a cidade ainda tem jeito, desde que o crescimento seja planejado com o objetivo de garantir o bem-estar da população.

‘Gostaríamos que as soluções tivessem sido pensadas mais cedo e com mais seriedade pelos governantes da cidade, continuando obras importantes, evitando desperdícios. Planejar a cidade não é pensar no futuro, mas distribuir obras de maneira a organizar a vida das pessoas’, dizem os autores.

O diretor-presidente da Imprensa Oficial, professor Hubert Alquéres, destaca a atualidade da obra e o momento oportuno do seu lançamento: ‘O livro mostra um novo padrão urbano na cidade de São Paulo, as dificuldades trazidas pela modernização, as precariedades e as contradições do território metropolitano. Um livro fundamental para discutir a nossa cidade.’

São 296 páginas, ricamente ilustradas com fotos e mapas que registram as questões trazidas pela modernização: os cortiços, a crise do transporte urbano, as periferias desprovidas de infra-estrutura, as cidades dormitórios, as favelas e o esvaziamento de bairros tradicionais.

O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705. Telefone: (11) 3032-2564

Da Agência Imprensa Oficial

M.J.