Cultura: São Paulo ganha espaço para produções de ópera

Paralelamente às produções, acontecerão uma série de atividades como oficinas sobre o universo da ópera

sex, 04/11/2005 - 21h18 | Do Portal do Governo

O Theatro São Pedro passa a ser a partir do dia 9 o espaço destinado aos espetáculos de ópera. A iniciativa é do secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, que entendeu ser o teatro o espaço ideal para as produções operísticas.

Paralelamente às produções, acontecerão uma série de atividades como oficinas sobre o universo da ópera; ópera passo a passo; ensaios abertos para estudantes de música, críticos e estudiosos em geral; introdução ao canto lírico; a crítica na ópera; o papel dos jornalistas e estudiosos.

Para oferecer as óperas aos moradores de baixa renda das redondezas, a Secretaria disponibilizará ingressos gratuitos para os espetáculos.

Entre o repertório escolhido mas ainda não programado estão:
Joana de Flandres – A.Carlos Gomes
Madame Butterfly – G.Puccini
O Rapto do Serralho – W.Mozart (título a ser confirmado)
Elixir do Amor –G.Donizetti
(a ser indicada) – G.Rossini
O Homem que Confundiu a sua Mulher com o Chapéu – Michal Nyman
Primeira audição da ópera a ser recomendada a um compositor brasileiro, pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, no segundo semestre.

O espetáculo que abre a vocação especial do Theatro São Pedro, nos dias 09 e 11, é Il Campanello di Notte – Ópera Cômica em um ato de Gaetano Donizetti. Na história, Enrico é apaixonado por Serafina, mas ela se casa com Don Annibale, o farmacêutico.

O Rei pede para o dono da farmácia acompanhá-lo numa viagem. Sabendo disso, Enrico vai atrás de sua amada tentando impedir que o casamento se consuma. Parte do valor do ingresso será revertido para a Universo (União Sul, Sudoeste, e Centro-oeste das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer).

Dias 9 e 11/11, às 21h. Ingressos: R$ 40
THEATRO SÃO PEDRO
R. Barra Funda, 171. Metrô Mal. Deodoro
(11) 3667-0499.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.