Cultura: São João da Boa Vista vai sediar a 23ª Oficina Cultural do Estado

Oficina Regional Guiomar Novaes vai atender cerca de 20 municípios

sex, 09/09/2005 - 14h09 | Do Portal do Governo

A cidade de São João da Boa Vista vai sediar a 23ª Oficina Cultural do Estado de São Paulo. O espaço será inaugurado neste domingo, durante o encerramento da 28ª Semana Guiomar Novaes, pelo secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, e levará o nome da pianista. A Oficina Regional Guiomar Novaes vai atender o público de cerca de 20 municípios e é voltada ao desenvolvimento de atividades artísticas e culturais.

Nesta sexta-feira, dia 9, os destaques da Semana Guiomar Novaes são a palestra Relembrando Guiomar Novaes, de Ciro Gonçalves Dias Júnior e o espetáculo Discípulos do Ritmo, com a Cia de Dança, que traz a coreografia Fresta, uma mistura da dança autêntica e autodidata dos integrantes do grupo com recortes de hip hop.

Sábado, tem novamente a palestra de Ciro Gonçalves Dias Júnior e, em seguida, a exibição do documentário de Norma Bengell, em DVD, sobre a vida da pianista, e ainda o livro Guiomar Novaes – uma arrebatadora história de amor, de Maria Stella Orsini. As cantoras Alaíde Costa e Claudette Soares fazem o show Mulheres de Vinícius, à noite. O espetáculo marca ainda os 50 anos de carreira de Alaíde Costa. No repertório, clássicos da música brasileira entre eles: Tudo o Que é Meu, Amigo Amado, Insensatez e Caminho de Pedra.

Encerrando a 28ª Semana Guiomar Novaes, a maestrina Mônica Giardini rege a Banda Sinfônica Juvenil e o pianista convidado, Daniel Matos. No concerto, peças de Allan Stephenson, Sergei Rachmanov e Frigyes Hidas. Entre as obras Sinfonietta For Wind Band, Rapsódia sobre um Tema de Paganini e The Undanced Ballet.

História

Nascida em fevereiro de 1895, em São João da Boa Vista, Guiomar Novaes demonstrou talento pela música desde muito cedo, o que levou o governo brasileiro a lhe conceder uma bolsa de estudo para renomado Conservatório de Paris. Aos 16 anos, estreou como concertista em Paris e Londres, iniciando assim brilhante carreira artística. Apresentou-se como solista com as maiores orquestras européias. Ao retornar da Europa, em 1915 debutou em Nova Iorque, tendo seu nome festejado por uma legião de admiradores em todo o mundo. Entre outras homenagens recebidas, em 1939 foi condecorada pelo governo francês. Em 1956 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito como lídima embaixatriz da arte brasileira. Em 1977, recebeu ainda em vida a homenagem de sua cidade natal com a abertura da 1ª Semana Guiomar Novaes. Hoje, São João da Boa Vista se orgulha de ser berço de outros tantos talentos como Cláudio Richerme, Duo Assad, David Arrigucci, Leilah Assumpção, Ronaldo Noronha, José Marcondes entre outros.

Inauguração da Oficina Cultural Regional Guiomar Novaes

Data: Domingo, dia 11,
Horário: 19h30
Rodovia de Acesso a SP 344 s/nº, Jardim Itália
São João da Boa Vista
Tel: (19) 3633-7850
www.cultura.sp.gov.br
www.assaoc.org.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.