Cultura: Sala São Paulo recebe Orquestra de Câmara da USP

Apresentação será no dia 16 de outubro

ter, 20/09/2005 - 14h11 | Do Portal do Governo

Dia 16 de outubro, às 11 horas, a Orquestra de Câmara da USP (OCAM) se apresenta na Sala São Paulo, Complexo Cultural Júlio Prestes (Pça. Júlio Prestes, s/n, Luz), da Secretaria de Estado da Cultura.

O espetáculo, que faz parte da série de Concertos Matinais, trará como regente o maestro Alex Klein. Na programação, repertórios de Harald Genzmer, Osvaldo Lacerda e Wolfgang Amadeus Mozart.

OCAM – Com um corpo sinfônico de 35 músicos estudantes, a OCAM é um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo. Completando 10 anos em 2005, é dirigida pelo maestro Gil Jardim, que busca, através da prática orquestral, desenvolver a qualidade de execução e interpretação dos jovens instrumentistas para o mercado profissional. Desde 2002, a orquestra recebe o apoio do Santander Banespa através do Programa Universidades, possibilitando realizar com maestria suas atividades.

Dentro do espírito acadêmico de evolução de técnicas, os alunos são
levados a interagir com os estilos dos vários períodos da história
estimulando o aprendizado e a profissionalização. Com essa proposta, os músicos da OCAM estão sempre em contato com solistas e maestros convidados. São personalidades consagradas no Brasil e no exterior como Ricardo Kanji, Benjamin Zander, Gilberto Tinetti, Olivier Toni, Cláudia Riccitelli, Cláudio Cruz, Naná Vasconcelos, Naylor Azevedo (Proveta), Céline Imbert, Evgenia Popova, Antonio del Claro, Toninho Carrasqueira e Alex Klein, entre outros.

Sua programação sempre contempla obras fundamentais do repertório clássico universal – necessárias à formação dos musicistas. Contudo, tem se caracterizado como uma orquestra que mantém um estreito vínculo com a música sinfônica brasileira e com a música contemporânea mundial.

Serviço:

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, s/ nº – Luz.
Acesso a portadores de deficiência física.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

M.J.