Cultura: Sala de Leitura é inaugurada na Casa da Cidadania

Quatro outras Salas de Leitura estão instaladas nos postos dos Centros de Integração da Cidadania

sáb, 18/09/2004 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Casa da Cidadania acaba de ganhar a sua Sala de Leitura. Instalado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, zona sul da capital, o novo espaço é resultado de parceria entre as secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Cultura. Durante a inauguração, nesta semana, o público assistiu à performance da contadora de histórias Elza Salutti. Quatro outras Salas de Leitura estão instaladas nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CICs) da zona leste, zona norte, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos.

Como nos postos do CIC, a Casa da Cidadania prestará diversos serviços à população, como emissão de carteira de identidade, segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, orientação jurídica, mediação e atendimentos do Procon. Os serviços serão prestados em plantões semanais, beneficiando principalmente os moradores do Jabaquara, Cursino e Sacomã. O posto, que havia iniciado suas atividades em caráter experimental no dia 3 de maio, deverá atender duas mil pessoas por mês.

A Sala de Leitura faz parte do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, projeto da Secretaria da Cultura, voltado prioritariamente para os bairros de periferia. O objetivo é criar o hábito de leitura em jovens e adolescentes que não têm acesso aos livros.

A Secretaria da Cultura fornece os exemplares, que passam a fazer parte do acervo de livros do posto, além de qualificar pessoas interessadas em trabalhar no projeto.
A Secretaria da Justiça providencia a infra-estrutura para a instalação e seleciona voluntários, que devem participar de workshops para capacitação.